Olá pessoal! Venho com uma dica importantíssima na área de redes e servidores.
Vou começar com uma breve introdução sobre o que é um servidor:
Servidor é uma máquina para administrar a empresa ou parte dela. Pense em funcionários querendo acessar livremente a INTERNET em busca de arquivos para uso próprio, ou ainda tentando ouvir músicas passadas do celular para a máquina da empresa. Isto quer dizer que o servidor irá ser configurado para definir o que os usuários podem fazer, deixando a empresa gerenciada e bem administrada. Além disso, os arquivos desta empresa geralmente irão para um “servidor de arquivos”, ou seja, toda a parte importante ficará no SERVIDOR.
E se o HD desta máquina queimar? Aí fica difícil pensar em correr atrás do prejuízo… A empresa poderia ficar quase que completamente parada pela falta destes arquivos que sumiram pela perda do HD. Por isso explicarei como implementar a tecnologia RAID1 (ou Mirror) Redundant Array of Independent Disks, que em português significa Conjunto Redundante de Discos Independentes.
O que ganharemos com isso?
Caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso, copiando os arquivos contidos do segundo disco. Segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD).
Quero mostrar de uma forma simples como espelhar um HD (RAID1), ter uma cópia dinâmica… Isto quer dizer que precisamos de:
– PC com Windows SERVER 2003 ou 2008
– 2 HD’s instalados com o mesmo tamanho, exemplo: 250 GB e 250 GB, que estejam no formato NTFS (caso não estejam veja o post “Converter FAT para NTFS”). Ver este post e fazer o mesmo no servidor.
Para começar a parte prática no seu SERVIDOR Windows, siga os passos:
Botão direito em meu computador
Gerenciar
Gerenciamento de Disco, onde vai ser exibida a seguinte tela:
Aqui temos dois HD’s para o espelhamento. Os discos devem ser dinâmicos. Para isto, clique na parte cinza com botão direito “Converter em disco dinâmico”, talvez seja necessário reiniciar o PC!
Após esta conversão, basta clicar na parte onde temos o C: com o botão direito e escolher a opção adicionar espelho:
É só aguardar e será mostrada uma mensagem “SINCRONIZANDO NOVAMENTE”
Estamos copiando tudo de um HD para outro e este processo é simultâneo, ou seja, qualquer tipo de mudança que fizermos no 1º HD automaticamente será atualizado no segundo. Desse modo, caso o HD queime, basta tirá-lo e colocar o segundo em seu lugar e pronto, tudo volta ao normal…
Existem outros meios para garantir os arquivos da empresa em nosso servidor. Um deles seria ter um BACKUP em outro HD fora da máquina. Outra maneira muito boa seria ter um servidor de arquivos online para deixar todos os dados salvos lá, pois numa tremenda falta de sorte, caso queime os dois HD’s, há um meio de recuperar os arquivos.
Acredito que este simples post vai ajudar vocês!
O desempenho deste PC SERVIDOR só será um pouco afetado durante o processo de espelhamento, que não vai demorar tanto para ser feito, depois tudo fica normal.
Usem este meio de espelhamento conhecido também como (RAID1).
Fiquem de olho nas próximas dicas e contem sempre comigo!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br