Vamos dar uma olhada no já que sabemos a respeito de um computador e do que existe na parte interna e externa dele? Não custa nada, não? Muitas vezes achamos que já sabemos tudo e não é verdade, esquecemos de muitas coisas, principalmente a função de cada peça que faz parte do computador. Às vezes sabemos a função da peça, mas não sabemos explicar bem, por isso acho importante essa pequena revisada no assunto…
Primeiro vamos ver as peças principais para a montagem de um computador:
Placa mãe
É responsável por realizar a comunicação entre todos os componentes internos e externos. É ela que determina quais as características que o computador irá ter: quantidade de memória, qual processador irá acessar e qual placa de vídeo irá aceitar. Ou seja, ela é uma peça chave na hora de escolhermos entre desempenho ou praticidade.
Processador
É responsável por processar todas as informações do PC. Um processador tem a capacidade de armazenar, transportar e processar dados. É o processador que determina a velocidade principal de um computador. É ele que processa os cálculos matemáticos e softwares, como Jogos e Programas em geral. Hoje, qualquer processador vendido no mercado é capaz de processar qualquer programa básico, como o Windows, pacote Office e Internet com grande rapidez, mas se o Software for um jogo ou aplicativo gráfico, temos que optar por um processador potente.
Memória RAM
É responsável por armazenar as informações que irão ser processadas e as já processadas. Ela guarda todas as informações dos softwares que estão sendo executados. Ela não processa nada, mas exerce um papel de ajuda para o processador. Ou seja, quanto maior o número de memória, melhor será o desempenho do processador.
Hard Disk ou HD
É responsável por armazenar todos os arquivos de seu computador. O Windows, programas e jogos são softwares, ou seja, arquivos e, portanto, são armazenados na HD. Ou seja, o tamanho da HD não irá influenciar no desempenho da máquina, apenas na quantidade de informações que você poderá ter no computador.
Gravador DVD
Todo drive de DVD-ROM que for gravador é capaz de executar todas as funções dos outros drivers, ou seja, ele lê e grava CD, lê e grava DVD, tudo em um equipamento só. Importante para instalação de programas que vêm em mídias de CD ou DVD e também para fazer backups.
Placa de Vídeo
É responsável por processar as informações e cálculos relacionados ao vídeo. Para que o PC funcione, é necessário uma placa de vídeo. No caso da 3D aceleradora, ela é a chave principal quando queremos desempenho gráfico na máquina. Hoje em PCs para jogos ou aplicativos gráficos, quanto maior o número de memória da placa, melhor será o desempenho, e quanto melhor for a GPU, melhor será o rendimento.
Fonte
A fonte é a peça que converte energia alternada em contínua e fornece energia aos componentes internos. Devemos lembrar que caso seu equipamento seja muito poderoso ou numeroso, sua fonte deverá conter uma potência real maior. Os computadores antigos utilizam fonte AT e os atuais ATX.
Gabinete
As diferenças entre os gabinetes são que alguns são AT e outros ATX, mudando entre eles tamanho e tipo de placa-mãe que cada um aceita. Na parte frontal existem baias, que são os locais onde colocamos drive de CD ou DVD, que variam de quantidade de um gabinete para outro.
Monitor
Os monitores podem ser CRT ou LCD. A diferença entre eles são:
CRT:
- Maior espaço físico
- Maior consumo de energia
- Taxa de transferência alta (melhor desempenho com qualidade ).
LCD:
- Menor espaço físico
- Menor consumo de energia
- Taxa de transferência baixa (pior desempenho para jogos, mas com alta definição de imagem).
Lembrando que os monitores CRT saíram de linha e está muito difícil encontrar novos no mercado. Agora temos o monitor TV, que faz os dois serviços, de monitor de PC e de TV.
Teclado
O teclado atualmente é mais que um periférico do computador, é como um acessório de beleza, que completa o visual até exagerado de nosso PC. Existem vários tipos de teclado, tendo uns que executam também outras funções, como microfone, Skype, multimídia e até descanso de mãos. Mas vale lembrar que sem o teclado o computador ficará inoperante.
Conselho:
Não se apegue a marcas de equipamentos e placas e nem vá pelo ditado de que “o mais caro é melhor”. Procure saber das especificações de cada componente e compare sem pressa. Se necessário, procure ajuda dos profissionais M I C R O C A M P para auxiliá-los a fazerem uma melhor escolha na hora de sua compra!
Parabéns por terem escolhido a Microcamp – A melhor escola de Informática do Brasil!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br