No post de hoje vou falar sobre o ping, um comando usado para testar conexões. Esse é um comando universal, considerando que ele funciona na maioria dos sistemas operacionais, inclusive entre sistemas diferentes.
Quem sabe usá-lo pode dignosticar diversos tipos de problemas na conexão, como tempo de atraso, se a conexão está falha ou nula e até mesmo monitorar a disponibilidade do sistema.
O ping utiliza-se de um protocolo chamado ICMP (Internet Control Message Protocol – “Protocolo de controle de menssagem pela Internet”). Como o próprio nome sugere, ele é um protocolo de controle que usa dois mecanismos deste protocolo para seu funcionamento: um de requisição e um de resposta. O de requisição é chamado de echo_request e o de reposta echo_reply … nós teremos um ping.
Em sistemas diferentes o tratamento destas mensagens pode ser diferenciado. Segue aqui como exemplo o Windows…
Basicamente a sintaxe deste comando é ping <endereço>, considerando que o endereço possa ser um nome ou o IP. Como NOME poderíamos usar www.google.com.br ou IP 8.8.8.8.
Exemplos:
c:>ping www.google.com.br
c:>ping 8.8.8.8
Assim poderemos obter a resposta. Essa resposta de forma geral é composta de 4 colunas, sendo a primeira o endereço de resposta, a segunda é o tamanho, a terceira é o tempo de resposta e a quarta o TTL (Time To Live) ou tempo de vida desse pacote.
O Windows tem quatro tentativascomo padrão e no final delas é apresentado um relatório com cinco resultados :
*Enviados
*Recebidos
– O ideal é que o resultado entre os enviados e os recebidos seja semelhante, já que para cada pacote (menssagem) enviado deverá existir uma resposta recebida.
*Perdidos
*Porcentagem de perda
– O ideial é que estes números estejam sempre próximos de zero, já que a essa é a taxa de erro.
*Media de tempo de resposta
Também é possível monitorar uma conexão por um período prolongado ou estendido, ou mesmo testar a capacidade de processamento da máquina. Para isso basta adicionar a opção -t que subtrai a relação de números de tentativas ou -n <numero de tentativas> que permite a seleção do número de tentativas.
Exemplos:
c:> ping -t www.google.com.br
c:> ping -n 10 www.google.com.br
Para cancelar no meio do processo basta pressionar ao mesmo tempo Ctrl+c.
Ainda podemos manipular o tamanho do pacote de ping.
Poderemos Usa -l <tamanho do pacote>.
Exemplos:
c:> ping -l 50 www.google.com.br
–tendo o tamanho minimo 0 e o máximo 65500
O campo TTL pode ser configurado, mas só o pacote de saída porque o de entrada será configurado conforme a configuração do servidor de resposta , não sendo possível sua visualização portanto.
Basta inserir a opção -i <tempo>.
Exemplo:
c:/>pingo -i 30 www.google.com.br
Obrigada pessoal ! Para sugestões, dúvidas ou críticas é só comentar =)
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br