Olá pessoal! No post de hoje vou continuar a explicação sobre sobre as técnicas de usadas para o ajuste de HD’s e o destaque será o RAD1, também conhecido como técnica de espelhamento, por ser comparado a um reflexo de espelho onde um HD reflete a imagem de outro.
RAID1 (Espelho):
Essa técnica oferece grandes ganhos de segurança, já que possui 100% de tolerância a falhas e grades percas em relação de espaço e velocidade pois você “não utiliza o HD” e ainda não soma taxa de transferência… significando em tempo de processamento até mesmo uma perca, já que todas as alterações precisam ser duplicadas ambos HD’s.
Aqui você também terá dois, mas verá um só!
Com o RAID0 aqui também vale a regra dos pares de HD’s porque que essa técnica só funciona com pares e seus espaços de armazenamento não precisam ser iguais, embora não seja recomendado… pois assim como o RAID0 o RAID1 elimina a diferença de espaço de armazenamento levando em consideração apenas o HD de menor capacidade, representando assim um desperdício maior de armazenamento.
No quistito segurança seus ganhos são representativos, você sempre terá uma cópia exata do seu HD em tempo real, garantindo que se um deses HD’s venha a apresentar uma falha mecânica, você terá outra cópia idêntica… associado a outras técnicas representam mais do que uma garantia de segurança, também de disponibilidade para o sistema. Em outros posts comentarei essas técnicas.
Caso seu objetivo seja uma segurança efetiva vale esta técnica! Lembrando que não protege seus dados do ataque de vírus. Quando um de seus HD’s contrair um vírus, ele será replicado para o segundo HD, condenando portanto os dados inclusos nos dois HD’s.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br