Hoje vou falar sobre um tema que está se tornando muito comum nas empresas: a Biometria. Ela está ainda mais em evidência por exigência do Ministério do Trabalho e com a proximidade das eleições.
O Ministério do Trabalho foi citado pois agora é uma exigência que todas as empresas forneçam aos seus empregados um comprovante de registro de horas trabalhadas. E o método que está sendo adotado pela maioria das empresas é o de Biometria de Impressão Digital. Entre as opções existentes, essa é a que possui maior confiabilidade, ou seja, só vai validar o registro do empregado se for exatamente igual a registrada no banco de dados do terminal. Além de tudo, entre os sistemas de biometria, é a que apresenta o menor custo tanto para implantação quanto para manutenção.
E as conhecidas urnas eletrônicas não ficam atrás… Nas últimas eleições, algumas cidades em todo o Brasil usaram esse sistema de reconhecimento de eleitores e tudo indica que o número de cidades a usar esse sistema deve aumentar em todo o País.
Mas afinal de contas, o que é a Biometria?
Biometria é o estudo das características físicas ou comportamentais. O princípio de operação é a de que cada indivíduo é único e possui características físicas e de comportamento distintas. Esse sistema é usado na identificação criminal, controle de acesso, etc.
Os sistemas chamados biométricos usam diversas partes do corpo humano como base para identificação das pessoas, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos.
Os principais componentes de um sistema biométrico são:
- Captura: aquisição da amostra;
- Extração: remoção da amostra do indivíduo… o resultado é chamado de “template”;
- Comparação: comparação com a informação armazenada no “template”.
- Impressão digital: método mais rápido, confiabilidade alta e baixo custo.
- Reconhecimento da face: menor confiabilidade, rápido e de baixo custo.
- Identificação pela íris: muito confiável, imutável com o passar dos anos e de elevado custo.
- Reconhecimento pela retina: confiável, imutável, leitura difícil e incômoda, na medida em que exige que a pessoa olhe fixamente para um ponto de luz, além de alto custo.
- Geometria da mão: menos confiável… é preciso encaixar a mão na posição correta e o custo é médio.
Espero que vocês tenham gostado do post. Até a próxima semana pessoal!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br