Olá! Hoje o meu post é sobre tudo o que você tem que saber sobre Dual Channel.
Dual Channel
O FSB de 800 MHz é bom, significa que o processador tem condições de receber e transmitir dados para o seu exterior (na maior parte do tempo, para a memória) em alta velocidade. Isso não adianta muito se a memória escolhida não acompanhar essa velocidade. Com uma memória DDR400, o tráfego de dados que suporta é apenas a metade do suportado pelo barramento externo do processador: 400 MHz contra 800 MHz.
Por isso, simultaneamente com o lançamento do Pentium 4 com FSB de 800 MHz, a Intel lançou também chipsets , capazes de operar com dois canais de memória (dual channel). Isto dobra a velocidade da memória, que passa a operar com 128 bits. Dois módulos DDR400 operando em conjunto oferecem um desempenho equivalente a um módulo virtual de 800 MHz (“DDR800”). O que acontece na prática é que usamos dois canais, a memória passa a operar com 128 bits, ao invés de 64, porém mantendo os mesmos 400 MHz em cada um deles. Os dois módulos juntos são equivalentes a um módulo virtual de 64 bits a 800 MHz.
A imagem abaixo mostra uma placa mãe com memória Dual Channel. Observe que existem dois bancos. Para facilitar a identificação, o fabricante usou soquetes de cores diferentes.
Os dois soquetes superiores, sendo um azul e um preto, formam o primeiro banco (canal). Os dois outros formam o segundo banco. Para instalar 512 MB devemos usar dois módulos idênticos, inicialmente os soquetes azuis, ou seja, o primeiro módulo de cada banco. Quando vamos instalar mais memórias devemos usar os soquetes pretos. Normalmente os fabricantes identificam seus soquetes como 1A, 1B, 2A e 2B, ou indicação similar.
As memórias que operam em Dual Channel não tem nada de especial que as tornem Dual Channel. São memórias normais, que podem ser DDR266, DDR333, DDR400 ou superiores. Dual Channel na verdade é a placa mãe e o chipset que suportam esta tecnologia.
Nem sempre cores de soquetes indicam memórias iguais. Para instalar as memórias, use o primeiro e o terceiro soquete. Ao fazer uma expansão de memória, use o segundo e o quarto soquetes. Consulte o manual da placa mãe em caso de dúvida.
Funcionamento do canal simples
Para entender o funcionamento do duplo canal, entenda como funciona um circuito de memória tradicional de canal simples. Um canal de memória DDR400 opera com 64 bits e velocidade de 400 milhões de transferências por segundo. Como cada transferência engloba 8 bytes (64 bits), a taxa de transferência resultante é 3200 MB/s (400 MHz x 8 bytes). Já o Pentium 4 com seus 64 bits e FSB de 800 MHz suporta uma taxa de 6400 MB/s (800 MHz x 8 bytes), duas vezes maior que a suportada pelo canal de memória. O resultado é que o processador precisa esperar pela memória, reduzindo o seu desempenho.
Funcionamento do canal duplo
Nas placas mãe com canal duplo existem dois canais de memória. Cada um deles opera com 64 bits (figura 24). Os dois canais juntos, ao usarem memórias DDR400, vão oferecer cada um a taxa de transferência de 3200 MB/s. O total será de 6400 MB/s, exatamente o que é exigido pelo Pentium 4 com FSB de 800 MHz.
Para instalar memórias em Dual Channel devemos usar módulos idênticos nos dois bancos. Se quisermos usar por exemplo 512 MB, devemos instalar dois módulos de 256 MB, um em cada canal. Muitas lojas e pequenos montadores de micros instalam nesse caso apenas um módulo de 512 MB em um dos canais. A placa não irá operar em Dual Channel e o processador sofrerá uma queda de desempenho. O correto é usar módulos aos pares, um em cada canal.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br