Olá amigos! Vamos falar hoje em detalhes sobre a diferença entre dois equipamentos de rede, que são os Hubs e Switches.
HUB e SWITCH
O HUB é um dos diversos equipamentos de rede classificados como “concentradores”. Serve para interligar vários computadores e equipamentos de uma rede. O HUB mostrado na figura abaixo tem 8 portas, mas existem modelos com 16, 24, 32 ou mais portas. Também é possível ligá-los em cascata, aumentando ainda mais o número total de portas.
O SWITCH é um equipamento muito parecido com o HUB, porém mais inteligente e com maior desempenho, como veremos adiante.
Ligações internas de um HUB
Este aparelho funciona como um “fio inteligente”, capaz de conectar vários equipamentos. Note entretanto que a conexão é apenas uma para todos os nós da rede. Por exemplo, se estiver em curso uma transmissão entre equipamentos ligados nas portas 1 e 2 e se um equipamento ligado na porta 5 quiser enviar dados para um equipamento ligado na porta 7, terá que esperar sua vez. As transmissões são feitas em pequenos pacotes de dados, de modo que cada equipamento não precise esperar muito tempo por sua vez.
Por outro lado, como existe apenas um canal interno, compartilhado, cada equipamento ligado ao HUB não poderá transmitir ou receber durante 100% do tempo e sim durante uma fração. Quanto maior é o número de portas do HUB, menor deve ser esta fração. Uma conexão somente poderá usar a rede durante 100% do tempo se outros equipamentos não estiverem usando ela.
Ligações internas de um SWITCH
Um SWITCH opera de forma mais inteligente. Ele analisa os pacotes de dados que chegam a ele e descobre os endereços de origem e destino. A partir daí envia este pacote apenas para a porta correta. O resultado é que em um instante podem existir várias conexões internas simultâneas, por exemplo:
PC na porta 1 envia dados para um PC na porta 3
PC na porta 2 envia dados para impressora na porta 5
PC na porta 4 recebe dados de um PC na porta 8
PC na porta 6 envia dados para um PC na porta 7
Em cada uma das quatro conexões citadas ao lado, a rede está disponível durante 100% do tempo. Este chaveamento inteligente de conexões contribui para aumentar o desempenho total da rede.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br