Olá! Hoje você vai conferir a primeira parte de uma sequência de posts sobre rede de computadores.
Introdução:
Hoje em dia necessitamos de velocidade no acesso de dados e mesmo as pessoas que não utilizam computadores, acabam utilizando rede, já que precisamos ir ao caixa eletrônico, supermercado, lojas de médio e grande porte, ou até mesmo no ônibus, são utilizadas redes. Por isso que a rede de computadores cresce mais a cada dia.
Tipos de Redes:
LAN= Rede Local, caracteriza-se quando estamos conectando vários computadores em um mesmo ambiente , através de cabos.
WAN= Rede externa, quando fazemos algum tipo de conexão com computadores em localidades diferentes, como por exemplo a conexão com a internet.
WLAN= Rede local Wireless, caracteriza-se quando existe a conexão entre as máquinas da rede , utilizando roteadores wireless.
MAN= Uma “Metropolitan Area Network” é basicamente uma WAN, cuja dimensão é reduzida, geralmente também assegura a interligação de redes locais. A área corresponde no máximo a uma cidade. São usadas para interligar vários edifícios afins, dispersos numa cidade.
PAN= O conceito de rede pessoal “Personal Area Network” não está só relacionado com a sua reduzida dimensão, mas também com o fato de utilizar comunicação sem fios. O alcance limita-se a algumas dezenas de metros. Os débitos são relativamente baixos, na casa de 1 Mbps.
FIBRA ÓPTICA= Redes que utilizam sinais luminosos para transmitir a informação , através de fibras condutoras de luz. As redes de cobre permitem uma capacidade (quantidade de dados por unidade de tempo) largamente superior… atualmente os limites são definidos pelas limitações dos dispositivos emissores e receptores.
VPN= As redes privadas virtuais (“Virtual Private Network”) utilizam uma rede pública, como a “internet”, para estabelecer uma ligação de dados entre dois pontos e esses dados possuem a particularidade de serem codificados (cifrados), de tal forma que apenas os dois intervenientes conseguem compreender.
Topologias
A topologia de rede nada mais é do que o layout da rede, ou seja, a forma física, que determina os equipamentos necessários e o modo de trabalho.
Podemos encontrar as topologias:
BARRA= Um único cabo liga todas as máquinas da rede em série, permitindo a comunicação e compartilhamento de dados e internet. Essa topologia utiliza com maior frequência cabo coaxial.
ANEL= É uma topologia que interliga todas as máquinas da rede em circuito fechado. O anel não interliga as estações diretamente , mas através de repetidores.
ESTRELA= É interligada através de um concentrador central (HUB OU SWITCH), onde as pessoas da rede se conectam e trocam dados.
MALHA= Todos os computadores estariam conectados uns aos outros diretamente, formando um desenho de teia.
ÁRVORE= Topologia utilizada para redes de grande porte, pois conecta várias redes estrelas em uma rede única, ou seja, utiliza vários concentradores na mesma rede.
Rede Cliente/Servidor
Utilizada em redes com mais de 10 máquinas ou quando desejamos ter uma maior segurança. Este tipo de rede tem um recurso chamado servidor, com recursos especializados para uma determinada função.
Exemplos de servidores:
- – Servidor DNS
- – Servidor DHCP
- – Servidor Web
- – Servidor E-mail
- – Servidor de Internet
- – Servidor Firewall
- – Servidor de Impressão
- – Servidor de Fax
SERVIDOR DNS = DNS é um sigla inglesa que significa “Domain Name System”, que pode ser traduzido para “Sistema de Nome de Domínio”.
Cada servidor possui um endereço de IP, que é uma sequência de cerca de 10 números. Esta sequência numérica fica vinculada ao DNS e o DNS fica vinculado ao domínio, para quando o usuário acessar seu site, o navegador saiba em qual servidor estão os arquivos e páginas que o compõem.
Ainda que você não possua um site e só queira registrar um domínio, é necessário que tenha no mínimo 2 servidores DNS respondendo pelo seu domínio, por exigência dos órgãos de registro. Essa regra é necessária para que não sejam registrados domínios sem a intenção de utilizá-los.
SERVIDOR DHCP = O DHCP (“Dynamic Host Configuration Protocol” ou “protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede”) permite que todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente, a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um.
SERVIDOR WEB = Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers.
SERVIDOR E-MAIL = Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.
SERVIDOR DE INTERNET = Servidor responsável pelo gerenciamento da internet, ou seja, determina quando e quem pode ter acesso à internet.
SERVIDOR FIREWALL = Servidor responsável pela segurança na rede, bloqueia acessos não autorizados ao servidor e máquinas clientes.
SERVIDOR DE IMPRESSÃO = Servidor responsável por controlar pedidos de impressão de arquivos dos diversos clientes.
SERVIDOR DE FAX = Servidor para transmissão e recepção automatizada de fax pela internet, disponibilizando também a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estações da rede.
Rede ponto -a -ponto
É um tipo de rede mais simples. Cada micro da rede pode compartilhar dados e periféricos sem problemas, qualquer micro pode acessar os dados, ler e modificar e permite o compartilhamento de internet. A configuração de cada micro da rede deve ser feita individualmente, pois não existe uma máquina central que gerencia o fluxo da rede.
Vantagens de uma rede ponto – a -ponto:
Desvantagens de uma rede ponto – a – ponto:
Conexão | Velocidade |
Porta serial | 115.200 bps |
Porta paralela | 600 kbits/s a 16 Mbits/s |
USB 1.1 | 12 Mbits/s |
USB 2.0 | 480 Mbits/s |
Firewire | 400 Mbits/s |
Ethernet | 10 Mbits/s |
Fast Ethernet | 100 Mbits |
Gigabit Ethernet | 1000 Mbits/s (1 Gbits/s) |
10-Gigabit Ethernet | 10.000 Mbits/s (10 Gbits/s) |
Wireless, 802.11b | 11 Mbits/s |
Wireless, 802.11a | 54 Mbits/s |
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br