Olá! Hoje você vai entender o que são “Decodificadores” e a importância que eles possuem.
A palavra CoDec tem origem de Coder/Decoder (ou em português, Codificar/Decodificar).
Com a necessidade de transportar nossos arquivos digitais, o tamanho é que determina a quantidade máxima possível de transporte em cada unidade de armazenamento. Quanto menor o arquivo, mais arquivos podemos carregar no pen-drive, cartão, cd, etc.
Assim surgiu a necessidade de comprimir arquivos… No caso dos de áudio e vídeo, podem ser codificados para ficarem menores e depois é possível decodificar em TEMPO REAL (para serem lidos como se estivessem no tamanho normal).
Ao codificar uma música ou vídeo, eles são CONVERTIDOS em outro formato, como é o caso do .mp3 , uma compressão de áudio e o .flv , compressão de vídeo. Como estão em outros formatos comprimidos é necessário um DECODIFICADOR para que o computador ou aparelho entenda e leia o arquivo exatamente como ele é, reproduzindo assim a música ou vídeo corretamente.
Dependendo da extensão do arquivo que baixamos, precisamos instalar um DECOFICADOR ou CODEC para que o computador consiga “rodar” aquele arquivo.
Os CODECS podem ser encontrados tanto no hardware (placa de áudio, placa de vídeo, placa de captura, etc) como em softwares (programas instalados no computador).
Quando o CODEC é feito por hardware , o simples fato de ter esse dispositivo já capacita a máquina para reconhecer e decodificar o arquivo. A maior parte do trabalho de decodificar ficará por conta do próprio hardware e não do processador.
No caso dos CODECs por software é necessária a instalação do programa (CODEC), que “ensina” a máquina como decodificar o arquivo através do processador e faz o sistema reconhecer o arquivo.
Quando um vídeo ou áudio que você baixou não for reconhecido pela sua máquina, não é motivo para desespero! É só buscar um bom CODEC na internet, baixar e instalar ou fazer instalação de um PLAYER que já venha com alguns CODECs integrados.
Fica como dica e sugestão o download da versão mais recente do “K-Lite CODEC PACK” , um pacote com vários codecs e que reconhece muitas extensões. Mas não existe somente esse, na internet encontramos muitos pacotes de CODECs excelentes. Você pode optar por players como o VLC que já vem com alguns CODECS integrados e faz ele rodar muitos arquivos (instalando somente o player).
Algumas COMPRESSÕES “poderosas” diminuem muito o tamanho dos arquivos e inevitavelmente acabam fazendo com que haja perda de qualidade… em alguns casos são imperceptíveis, mas em outros é extremamente notável. Existem extensões que naturalmente tem qualidade inferior para poder ter um tamanho mais compacto, como é o WMA (Windows Media Áudio), extensão criada pela Microsoft e usada para áudio, possui qualidade e tamanho menor do que o .Mp3 que já é bem comprimido e pode chegar a ser 10 vezes menor que o tamanho original, O Wma geralmente apresenta perdas bem perceptíveis na qualidade do áudio!
Portanto temos dois tipos de compressões utilizadas pelos CODECS: as que contém perdas e as que não perdem nada (mantendo o arquivo exatamente idêntico, depois de ser decodificado). Geralmente as que não apresentam perdas tendem a tamanhos maiores e mais próximos do original (sem compressão).
Em breve eu vou ensinar um pouco mais sobre extensão de arquivo. Continue estudando sempre!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br