Seguindo a sequência de postagens sobre Script de DOS, os famosos “BATCH”, aprenderemos a lidar com caracteres curingas.
O que são caracteres curingas?
São caracteres especiais interpretados pelo Prompt de comando para um significado mais amplo, facilitando a escrita de certos comandos.
O Asterisco (*)
O asterisco (*) funciona como qualquer sequência de caractere, ou mesmo “todos” e pode ser utilizado em muitos comandos, como por exemplo:
Copy c:\users\usuario\music\*.mp3 D:\musicas\
No caso acima, o comando copiará TODOS os arquivos com extensão mp3 que comecem com “qualquer caractere”. Nesse caso, se houver arquivos com nomes do tipo: nome.mp3, a.mp3, qualquercoisa.mp3, todos eles seriam copiados para a pasta d:\musicas.
Se quisermos um arquivo começando com a letra “P” digitamos P*, que quer dizer P seguido de qualquer coisa, Exemplo:
Dir P*
O comando acima tem o efeito de listar todos os arquivos começados em “P” e terminados em qualquer coisa. O efeito resultaria em arquivos com nomes tipo Police.txt, Px.doc, P.exe, Papibaquigrafo.jpg…
O uso de *.* (Asterisco-ponto-asterisco) é muito popular por se tratar de “Qualquer nome PONTO qualquer extensão”, isso faz com que os comandos atentem a todos os arquivos, mas ignorem as pastas, pois pastas não possuem extensão.
Se você quiser mover todos os arquivos de uma pasta, por exemplo, e não deseja mover as subpastas, basta utilizar o *.* no final, exemplo:
Move c:\users\usuario\Documents\*.* c:\pasta
O comando acima move TODOS os arquivos que estão dentro da pasta documentos para o diretório “pasta”, mas não move nenhuma subpasta de documentos.
Vamos listar os exemplos mais utilizados com “Asterisco” (*):
*.* – Todos ARQUIVOS
*.exe – Todos arquivos da extensão (colocar a extensão desejada no lugar de “exe)
A* – Tudo(arquivo ou pasta) que começar com a letra “A” (trocar a letra A para a letra desejada)
A*.* – Todos os ARQUIVOS que começarem com a Letra A de qualquer extensão
Nome.* – Arquivos de todas as extensões que tenham o mesmo “nome”
A*.mp3 – Todos os arquivos da extensão mp3 que começam com a letra A
Com*.* – Todos os arquivos que começam com “com” de qualquer extensão
Você pode usar sua criatividade e utilizar o Asterisco da melhor forma para suprir sua necessidade.
A Interrogação (?)
A interrogação funciona um pouco diferente do asterisco e significa “Qualquer caractere Único” ou “UM caractere qualquer”.
Como exemplo, vamos supor que em uma pasta tenhamos vários arquivos e pastas e tenhamos nela arquivos com o os nomes Imagem 1.jpg, imagem2.jpg, imagem3.jpg e assim por diante, e nós queremos apagar apenas essas imagens sem perder os outros arquivos e as OUTRAS IMAGENS. Nesse caso poderíamos usar o comando DEL da seguinte maneira:
Del imagem?.jpg
No comando acima, o interrogação tem o papel de dizer que aquele espaço pode ser preenchido por qualquer caractere, mas SOMENTE aquele espaço. Sendo assim, cada “?” pode ser considerado um único caractere.
Um outro exemplo seria conseguir ver apenas arquivos que tenham extensão com dois caracteres; poderíamos utilizar o seguinte comando:
Dir *.??
O comando acima lista todos arquivos que terminem com apenas dois caracteres.
Os Pontos (.) (..)
Utilizados no Windows/DOS, principalmente no comando CD (change directory) os “pontos” (Ponto e ponto-ponto) são simples, porém muito importantes e vale lembrar que são utilizados também no Linux e na maioria dos Sistemas.
. (ponto) – Significa Pasta atual (no DOS não é muito utilizado)
.. (ponto-ponto) – Significa Pasta superior ou um nível acima
Partindo desses princípios, podemos usar o comando CD da seguinte maneira
cd. (te leva para mesma pasta que está, ou seja, a lugar nenhum kkk)
cd.. ( Te leva para a pasta um nível acima)
Se você utilizar o comando DIR em qualquer pasta, notará a presença dos Pontos logo nos primeiros resultados listados como se fossem DIRETÓRIOS.
Espero que tenham compreendido bem o uso dos curingas, pois são essenciais para o bom desempenho de um script. Em caso de qualquer dúvida, crítica ou sugestão utilize o campo de comentários abaixo e não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br