Este é o nome pelo qual é conhecido o componente responsável pela formação das imagens na tela do seu Notebook, Desktop ou mesmo console de vídeo game: a placa de vídeo, ou placa gráfica.
Se você usa a sua máquina apenas para acessar e-mails, trabalhar com editores de textos e planilhas eletrônicas, então pode ser este componente. Isto porque as imagens, neste caso, são formadas apenas em 2D. Ou seja, duas dimensões. A VGA precisa apenas “pensar” em pontos para os lados e para cima.
Isto é tarefa fácil para ela, a coisa complica quando é adicionada uma terceira dimensão, a profundidade.
Aqui nós já estamos falando de GRÁFICOS elaborados, imagens em 3D.
Um jogo no Facebook, por exemplo, é feito em 2D. Ele necessita muito mais de poder de processamento da CPU do que da VGA.
Já os jogos mais famosos, que você instala direto no seu computador, exigem muito mais da VGA do que da CPU, pois são feitos em 3D.
Não iremos nos aprofundar muito neste componente em si, nosso foco aqui é escolher a VGA ideal para cada caso, vamos lá?
Vamos apenas falar de dois itens em nossa busca:
- bits
- memória
Computador de escritório
Este é um tipo de computador com o qual você provavelmente não irá se preocupar com a VGA. Geralmente é aquele computador usado para rodar programas de escritório e abrir e-mails na internet. E mesmo que o Facebook seja utilizado durante o horário de trabalho, ele será usado apenas para conversa, não é mesmo?
Portanto, mantenha a VGA onboard da placa mãe.
Computador de uso doméstico
Aqui nós estamos falando daquele computador que a dona de casa e o filho eventualmente irão utilizar para acessar páginas da internet, ver vídeos no youtube, ver fotos e até rodar aqueles joguinhos do Facebook.
Ainda não é um caso para necessitar de uma VGA off-board, mas ela cai bem. Uma bem baratinha, simplesinha irá liberar poder da CPU.
A qualidade da imagem na tela não irá melhorar, mas será uma imagem mais fluida.
Voce pode procurar para este caso uma VGA de 64bits e 512MB de memória.
Computador doméstico para jogadores casuais
O jogador casual é aquele que joga em momentos de tédio. Quando está em casa sem nada a fazer, que não se preocupa em “dar final” em um game. Ele só quer jogar um pouco.
Para este uma imagem espetacular não é essencial e ele não irá gastar os olhos da cara comprando uma VGA para um computador que fica dias desligado, não é?
Atualmente a maioria das VGAs de entrada existentes irão suprir suas necessidades, mas é sempre bom tomar cuidado.
Portanto escolha uma VGA de 128bits e com 1GB de memória DDR3.
Computador para trabalho – Engenharia e design
O computado para o profissional de engenharia ou de design precisa ter capacidade de trabalhar com grandes arquivos de imagem ou com programas de renderização 3D.
Portanto é bom contar com uma VGA atual. E aqui vamos citar dois casos:
- Photoshop, Corel Draw, Ilustrator
Para o profissional que utiliza este trio, uma VGA de 128bits e 1GB de memória DDR3 irá suprir as necessidades com maestria, pois serão apenas arquivos grandes e não gráficos complexos
- Renderização 3D
O profissional de engenharia geralmente precisar trabalhar com imagens em 3 dimensões geradas em tempo real. Isso exige mais da VGA. Porém, estes gráficos não costumam ser de grande complexidade. São em sua gigantesca maioria formados por objetos de faces retas.
Portanto uma VGA com memória rápida é o ideal, porém muita memória não é necessária.
Procure então por uma VGA de 128bits e 1GB de memória DDR5 .
Computador para games
Aqui a brincadeira começa a ficar séria. Uma VGA mais cara e moderna será essencial.
Isto porque os games possuem gráficos muito elaborados, com muitos detalhes. Se a VGA não der conta, os jogos não irão fluir corretamente e em determinados gêneros isso influencia na jogabilidade.
Portanto procure uma VGA de 256bits e 1GB de memória DDR5 para ter uma boa experiência.
Computador para gamer hardcore
Hardcore é a palavra. O gamer que leva a sério a brincadeira e isto tem seu preço.
A melhor imagem com a maior fluidez possível é o que manda nos mapas abarrotados de inimigos a serem destruídos.
Lag? Nem pensar.
Que VGA procurar? Uma top de linha, a mais cara da loja? Bem, não é preciso tanto se seu PC também não é o que há de mais top no mercado custando o preço de um carro 0km.
Considere comprar uma VGA de 256bits, 2GB de memória DDR5 e seja feliz.
Como você pôde ver, são variados os casos.
Então sempre que você for perguntar “Qual a melhor VGA?” eu lhe responderei “Melhor para que?” E a partir daí começamos a escolha.
Boa busca!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br