É comum aumentar a memória do computador e ele continuar com o mesmo desempenho em jogos ou aplicativos em geral, mesmo esse computador tendo um processador legal, uma placa de vídeo com desempenho acima da média e outros detalhes. Existe um gargalo aí… Qual é esse gargalo? É sua mídia de armazenamento, geralmente um HD de 7200 RPM(Rotações por minuto).
E aí, o que fazer? O HD é um dos únicos componentes mecânicos do computador e que tem uma dificuldade grande em evoluir em desempenho, por limitações de sua composição mecânica e é aí que entra o SSD.
Primeiramente devemos relembrar o que é um SSD:
Dentre os tipos de mídias de armazenamento existentes no mercado, está o SSD, que não possui um disco giratório em seu interior. Ele utiliza chips de memória semelhantes aos da memória RAM do seu PC ou de um pendrive. Por este motivo eles são muito mais rápidos do que os HD´s comuns. E claro, mais caros, assim como toda tecnologia nova.
Por que a mídia de armazenamento faz diferença no desempenho do computador e na utilização geral dos programas? Bem, primeiro devemos lembrar que os programas ficam guardados no HD (ou SSD ou outra mídia de armazenamento) e para um programa ser aberto, o processador “chama” ele no disco de armazenamento e tem que esperar esse disco responder. Quanto mais rápido o disco responde, mais rápido o processador e a memória conseguem usar esses dados. E não só os jogos ficam mais rápidos, mas também o próprio windows, que pode ter o tempo de boot diminuído em até 1 minuto!
Fazendo uma comparação rápida de preços:
· HD SATA de 1TB: aproximadamente R$300,00
· SSD SATA de 120GB: aproximadamente R$300,00
Ou seja: capacidade 8 vezes menor pelo mesmo preço. Isso pode ser um problema para quem gosta de várias coisas instaladas no computador e armazenar vídeos etc….
O que mais pode ser feito? Pode-se usar uma mídia SSD para instalação do Windows e programas e colocar fotos, vídeos e outros em um HD.
Cabe ao usuário escolher se irá garantir o melhor desempenho do seu PC em troca de menos espaço de armazenamento.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br