E eis que seu Whatsapp (em um smatphone com Android) pediu para atualizar. Você toca em atualizar e nada! O Google Play informa que não há espaço suficiente.
Então você vai até as configurações de armazenamento do Android e… muita memória disponível.
Mas como? Por que não está sendo possível atualizar?
Primeiro vamos falar sobre alguns itens muito importantes ao que tange o assunto “Armazenamento no Android”.
A sua memória interna do seu dispositivo Android é dividida em partes:
Memória do dispositivo: local onde ficam instalados seus programas e onde o próprio Android fica armazenado. Aqui ficam dados do seu aplicativo – como os arquivos de configuração do aplicativo, informações de login, sons e imagens do aplicativo, cache ( como miniaturas de fotos do facebook), pedaços de áudio, arquivos de configuração, mapas etc.
· Armazenamento Interno: aqui é a parte reservada para suas Músicas, Vídeos, Fotos, Downloads, Diversos e também Cache e Dados de aplicativos.
Repare que os aplicativos do seu celular usufruem de duas memórias distintas, não se limitando à Memória do Dispositivo.
Num primeiro instante isso pode parecer desinteressante, mas pense em um banco de mapa de um aplicativo que pode chegar à casa dos Gigabytes. Note que na imagem acima o dispositivo conta com 1,5GB de RAM e só os programas instalados ocupam 1,08GB. O seu celular ficaria entupido em pouquíssimo tempo, não é?
Por isso, dados muito grandes vão disputar espaço com a memória de armazenamento.
Outro fator é: a memória RAM é muito mais rápida que a memória de armazenamento interno. Veja bem, a memória de armazenamento interno não é feita para acomodar os aplicativos.
Agora vamos ao importante: Por que meu celular mostra espaço disponível, mas não consigo instalar ou atualizar um App?
Memória Cache!
A Cache é importante para agilizar o acesso aos dados de aplicativos, mas também é um conjunto de arquivos “mortos” que ocupam espaço em seu dispositivo e não necessariamente é contabilizado.
Utilizando o aplicativo Disk Usage podemos verificar que no dispositivo em questão há 793MB inúteis ocupando espaço sem ser contabilizado pelo sistema.
Esta pasta não é localizável pelo navegador de arquivos de seu dispositivo e nós podemos apagá-la apenas através de programas como o citado acima.
Outra boa pedida é usar programas como o App Cache Clear para limpar o Cache de seu celular.
Em uma semana de uso intenso um celular pode chegar a juntar mais de 200MB de cache. Vale a pena ser instalado.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br