Em primeiro lugar, o que é DHCP?
DHCP significa DYNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL ou protocolo de configuração de host dinâmico, isso quer dizer que ele configura a rede dos hosts automaticamente, sem que seja necessário ir manualmente em cada máquina para colocar o IP, a máscara de rede, o Gateway, o DNS etc.
Coisas importantes a saber:
- Todo equipamento para entrar em uma rede precisa de um endereço IP;
- DHCP automatiza o processo de definição de endereços IP;
- Dois servidores DHCP na mesma rede pode causar problemas;
- IP´s são modificados depois de um tempo;
- Cada IP é amarrado a um MAC Adress
Como eu decido se uso um IP fixo ou um DHCP server?
Primeiro é preciso verificar o tamanho da sua rede.
Isso quer dizer que existe tamanho mínimo para uso de DHCP? Não. Mas fazer um servidor para apenas uma ou duas máquinas pode ser um extremo desperdício de tempo, material e recursos.
Servidores de rede (DNS, Active Directory, proxy, print server) devem sempre ter IP fixo porque, embora funcionem com IP variável, isso pode gerar um incômodo desnecessário e que pode ser facilmente resolvido fixando um endereço IP.
Quem geralmente usa IP’s variáveis são as máquinas clientes, estações de trabalho etc.
Como uma máquina “pega” um endereço IP?
Primeiro, a máquina não sabe quem é o servidor, então ao ser ligada, ela manda uma mensagem pra toda a rede, como se dizendo: Ei, eu preciso de um IP, alguém ai tem pra me emprestar? Isso é chamado DHCPDISCOVER. O Servidor DHCP por sua vez, ao receber a mensagem, responde dizendo assim: Olha, verifiquei na minha tabela e tenho alguns endereços disponíveis, qual deles você quer? Isso é chamado de DHCPOFFER.
Eles negociam, para que seja atribuído um endereço, através do serviço DHCPREQUEST e o servidor envia, não só o IP, mas todas as demais informações para o cliente, por um pacote de nome DHCPACK. Pra finalizar, o servidor amarra o IP ao endereço MAC e guarda em um banco de dados, juntamente com o leasing time.
Além disso é possível reservar um IP para que fique sempre com aquele endereço MAC. É possível reservar uma faixa para que não seja atribuída a nenhum cliente e também dividir a rede em segmentos.
Um DHCP pode ser instalado em um servidor Linux, Windows ou pode ser um roteador que possua essa função.
IMPORTANTE: CUIDADO! Dois servidores DHCP em uma rede podem causar muita confusão e até mesmo parar a rede.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br