O arquivo .Bin trata-se de uma “imagem” de um disco, ou seja, é uma cópia fiel de algum CD ou DVD. Independente do que tenha dentro do disco, ele se torna UM ÚNICO ARQUIVO que depois pode ser gravado novamente no disco, como uma “matriz digital” assim como .ISO .NRG e outros.
Todo arquivo .BIN quando gerado é acompanhado de um arquivo .CUE, que geralmente é minúsculo (alguns KBs). Se você não o possui pule para o método 2.
Método 1 – Quando tenho o arquivo .CUE
Geralmente os programas conseguem abrir os arquivos .BIN através do arquivo .CUE e essa é uma das razões porque, na maioria dos casos, as pessoas tentam abrir DIRETAMENTE o arquivo .BIN e não conseguem.
Para abrir o arquivo basta utilizar NERO, ASHAMPOO ou outro programa de gravar CDs, mas ABRINDO O ARQUIVO .CUE ao invés de ir diretamente no .BIN e gravar a imagem em um disco de VERDADE (CD ou DVD) através de sua gravadora.
Um outro método é utilizar algum Drive virtual, que consegue ler a imagem como se fosse um DVD ou CD inserido na leitora, como é o caso do Daemon Tools Lite. Mas mesmo assim, lembre-se de tentar abrir através do arquivo .CUE.
Para baixar o Daemon Tools clique em : Baixar Daemon Tools
Ao utilizar o drive virtual você pode abrir o arquivo normalmente e desfrutar de tudo o que tem dentro. Caso esteja instalando um jogo com mais de um disco, quando pedir para trocar de disco você apenas abre o outro arquivo (Emula) no lugar através do programa (no caso o daemon tools).
Método 2 – Quando NÃO tenho o arquivo .CUE
Você vai aprender duas formas bem simples e uma delas pode até dispensar a existência do referido arquivo .CUE.
Forma 1 – Crie o arquivo CUE.
Basta abrir o bloco de notas e colar o código abaixo, mas no lugar de “filename.bin” coloque o nome do arquivo .BIN que deseja abrir e no final salve NA MESMA PASTA. Mas na hora de salvar, coloque o MESMO NOME DO ARQUIVO .BIN só que invés de .BIN coloque .CUE tipo “filename.CUE”
Código:
FILE “filename.bin” BINARY
TRACK 01 MODE1/2352
INDEX 01 00:00:00
Após CRIAR o arquivo .CUE é só seguir o primeiro método normalmente.
Forma 2 – Renomear o arquivo
É isso mesmo que você leu! Basta renomear o arquivo .BIN para .ISO (TROCAR A EXTENSÃO).
Caso as extensões não estejam aparecendo vá em Painel de Controle > Opções de Pasta > Modo de exibição e desmarque a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos”, depois é só clicar em OK.
Após renomear o arquivo .BIN para .ISO automaticamente o Daemon Tools ou outro emulador conseguirá abrir o arquivo normalmente.
Eu sei que essa última dica deveria estar lá no topo da postagem, mas se você leu até aqui aprendeu mais do que precisava e isso é ótimo!
Qualquer dica, crítica ou sugestão utilize o campo de comentários abaixo.
Ajude as pessoas divulgando esse material nas redes sociais.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br
