Continuando a nossa saga de scripts, vamos tentar dominar o uso do GOTO que é um comando exclusivo de Arquivos Em Lotes (os famosos BATCH ou script).
O comando GOTO, ou go to (ir para) é um comando que redireciona os eventos de um arquivo em lotes através de linhas pré-marcadas.
O Goto na verdade serve para alterar o ROTEIRO (script), pois o natural de todo script é seguir os comandos linha-a-linha e no final fechar automaticamente o arquivo. Com o Goto você pode PULAR, voltar ao início e até manter um LOOPING de comandos.
Usamos o Goto da seguinte maneira (Sintaxe):
GOTO NOMEDALINHA
Esse “NOMEDALINHA” deve ser marcado no arquivo de lotes. Para criar/marcar uma linha basta você iniciá-la com DOIS PONTOS (:), por exemplo:
Toda linha iniciada com “:” (dois pontos) é ignorada pelo interpretador de comandos e posteriormente pode ser acessada através do Goto.
Para podermos retornar à linha marcada do exemplo anterior, necessitamos usar o comando
GOTO início
Mesmo que o script esteja nas últimas linhas, ele retornará e executará todos os comandos a partir da linha marcada com o nome “inicio”.
Regrinhas Básicas
– Não usar acentos – O cmd tem um problema sério com acentos
– Evitar caracteres como: @ ? = #! Ç / \ [ { } } (tente usar somente letras e números)
– Utilizar nomes com até oito caracteres – O Goto só interpreta os oito primeiros caracteres das linhas marcadas, sendo assim, tanto :MARCADO01 como :MARCADO2 seriam interpretados como :MARCADO0, parecendo ser a mesma coisa.
– Cuidar para que o looping não trave o seu computador – Fazer o Goto voltar a uma linha anterior e abrir um arquivo várias vezes (entenda muita, mas muitas vezes) pode facilmente travar o computador.
– Não usar linhas com o mesmo nome num único arquivo em lotes.
– Você pode utilizar apenas uma letra ou um número ou uma palavra de até oito caracteres, ou seja, pode ser: “:1” , “:x”, “:ab” , “:coiso”
Veja esse exemplo:
Note o pause antes do Goto, faz com que o comando só aconteça após teclarmos alguma coisa. Quando teclarmos qualquer tecla, o script volta da linha INICIO e começa as perguntas novamente. Veja o resultado:
Após a pausa e o pedido para teclar alguma coisa, o programinha volta a fazer a primeira pergunta.
O comando GOTO é aproveitado de melhor forma se utilizado juntamente com o comando IF que iremos abordar na próxima sequência dessa saga.
Vale lembrar que o comando Goto está presente em algumas outras linguagens de programação com utilização muito semelhante a do DOS.
Espero que tenham gostado entendido. Não deixe de acompanhar as nossas postagens da saga de scripts Windows/Dos. Aproveite e compartilhe com a galera nas redes sociais.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br