Olá pessoal!
Hoje vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento de um computador. Como eles são compostos e qual a função de suas partes. Os computadores já foram compostos por válvulas de alto custo e pouco confiáveis, com a evolução tecnológica começou-se o uso de transistores, cada vez menores, mais fáceis de implementar e mais rápidos.
Atualmente existem 3 tipos de sistemas computacionais
– Mainframes, que são sistemas de grande porte, tem capacidade de milhões de instruções por segundo(MIPS). Esse tipo de computador normalmente é usado para grandes empresas, como bancos, que tem um grande volume de dados.
– Computadores de médio porte, que são usados em médias empresas e rodam sistemas e processos que exigem uma grande capacidade de processamento ou concentram uma grande gama de informações.
– Microcomputadores, que são os sistemas computacionais mais próximos do usuário final, como tablets, desktops, notebooks, celulares e servidores de rede.
HARDWARE
O hardware de um computador (qualquer um) é formado por 4 partes básicas:
– Dispositivos de entrada
– Dispositivos de Saída
– CPU
– Memória auxiliar
Mas o que são cada uma dessas partes?
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
São conhecidos também como periféricos de entrada e saída, recebem informações do mundo externo(entrada) ou enviam informações para o mundo externo(saída).
Exemplos:
Entrada – Mouse, teclado, scanner, etc
Saída: Monitores, impressoras, etc.
MEMÓRIA AUXILIAR
É um dispositivo capaz de armazenar os dados de entrada, em processamento e de saída, pode ser primária ou secundária, é volátil e de acesso aleatório. Quanto mais rápida é a memória, mais cara ela será e menor a capacidade de armazenamento.
Um exemplo de hierarquia é: Registradores – Cache L1 – Cache l2 – Cache L3 – Memória RAM – Hard Disk
CPU – UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO.
A CPU é o cérebro do computador, é nela que todos os dados que vem dos periféricos são processados e encaminhados para serem exibidos pelos dispositivos de saída. É comum ver pessoa chamando o gabinete de CPU, isso é incorreto, uma vez que a CPU é uma pequena peça(de extrema importância) que fica dentro do gabinete.
A CPU é responsável por todo o ciclo de processamento, desde buscar as instruções na memória principal até executar as instruções.
A CPU é dividida em 3 “grandes” partes:
– Unidade lógica e aritmética (ULA) – Essa unidade é a responsável por todos os cálculos e processamentos lógicos solicitados a CPU, executa soma, subtração, divisão, comparação. Ela trabalha com os dados que estão nos registradores de entrada, processa e guarda nos registradores de saída.
– Memória principal – é um tipo de memória que fica dentro da CPU para armazenar os dados básicos e auxiliar o processador.
– Unidade de controle(UC) – Todo processamento é coordenado pela UC, que acessa as instruções de forma sequencial, decodifica essas instruções e coordena o fluxo de dados que entram e saem da ULA, dos registradores e das memórias – principal e secundária.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br