O Linux vem crescendo dia a dia, representando no mercado anual, bilhões de dólares e crescendo a cada dia mais, podendo atingir um patamar de 50 milhões de dólares. Muitos departamentos de TI vêm aderindo ao linux e ao software livre para suas áreas mais importantes e de trabalho crítico como servidores.
Com esse aumento no uso de linux em servidores e áreas de TI em geral, a demanda por profissionais especializados aumenta a cada dia também. Mas como provar que você sabe determinada coisa na área de TI? Através de certificações.
A LPI é a mais importante certificação profissional em linux, por ser neutra e totalmente independente de qualquer distribuição Linux. Ela se divide em 3 níveis: PLIC-1, PLIC-2, PLIC-3, cada uma delas tem 2 provas.
A Certificação de nível 1 aborda configuração e manutenção de um computador conectado à rede, gerenciamento de pacotes e outras coisas mais simples.
A LPIC-2 foca em servidores e também tem duas partes: 201 e 202. Já a certificação nível 3 tem 4 provas LPI 301, que é a core, obrigatória e as provas de especialização 302 (Ambientes mistos), 303(Segurança), 304(Virtualização e alto desempenho).
Apesar da quantidade de documentação existente para profissionais sobre linux – e olha que são milhares, talvez milhões de páginas, artigos, sobre o tema- , apenas 6% dos profissionais certificados estão no Brasil. Isso quer dizer que o mercado ainda é gigantesco e tem muito o que crescer.
A LPI evoluiu com o tempo, alguns conteúdos foram retirados, outros foram adicionados, até pela questão da aplicação prática deles. Por padrão, as provas têm 60 questões, com conteúdo bem distribuído, bem pouco ou nenhum conteúdo duplicado com relação a outros níveis. Por exemplo, no nível 1 as perguntas serão sempre sobre a configuração no cliente e não no servidor.
Existem vários tópicos a serem estudados para a LPIC-1. São eles: Arquitetura de sistema, instalação do SO e administração de pacotes, comandos, dispositivos, sistema de arquivos, Shell, Interface para usuários, Scripts, tarefas administrativas, Serviços essenciais, fundamentos de rede e segurança de hosts.
O ideal para iniciar os estudos, é dividir por tópicos e aos poucos ir estudando, treinando e testando mais de uma distribuição.
Continua…
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br