Os computadores, de todos os tipos, tem objetivos bem parecidos. Visam pegar uma informação bruta, processar e entregar os dados prontos, simplificando a vida do usuário final.
Os computadores são dispositivos que surgiram para automatizar tarefas e vêm sendo aprimorados com o intuito de ficarem cada vez mais simples de usar e facilitarem cada vez mais a vida dos usuários.
Hoje é comum pessoas de todas as idades usarem computadores, jovens e idosos, crianças, adultos, pessoas de várias etnias e locais. É difícil achar um processo comercial ou industrial que não envolva tecnologia.
Mas o que é um computador? Como eu determino se uma máquina é um computador ou não?
Todo computador é composto por alguns componentes básicos:
* Processador
* Memória auxiliar
* Dispositivos de Entrada e Saída
* Sistema Operacional.
O Processador é o cérebro do computador, é o que transforma os dados brutos e informação processada.
É bem comum ver pessoas chamando gabinete de CPU, quando na verdade, CPU é a sigla para Central Process Unit(Unidade central de processamento), ou seja, sinônimo de processador.
A CPU é responsável por todo o ciclo de processamento, desde buscar as instruções na memória principal até executar as instruções.A CPU é dividida em 3 “grandes” partes:– Unidade lógica e aritmética (ULA) – Essa unidade é a responsável por todos os cálculos e processamentos lógicos solicitados a CPU, executa soma, subtração, divisão, comparação. Ela trabalha com os dados que estão nos registradores de entrada, processa e guarda nos registradores de saída.– Memória principal – é um tipo de memória que fica dentro da CPU para armazenar os dados básicos e auxiliar o processador.– Unidade de controle(UC) – Todo processamento é coordenado pela UC, que acessa as instruções de forma sequencial, decodifica essas instruções e coordena o fluxo de dados que entram e saem da ULA, dos registradores e das memórias – principal e secundária.
A memória auxiliar é um dispositivo capaz de armazenar os dados de entrada, em processamento e de saída, pode ser primária ou secundária, é volátil e de acesso aleatório. Quanto mais rápida é a memória, mais cara ela será e menor a capacidade de armazenamento.
Um exemplo de hierarquia é: Registradores – Cache L1 – Cache l2 – Cache L3 – Memória RAM – Hard Disk
Dispositivos de entrada e saída são os componentes que permitem que acessemos os dados do computador, que possamos inserir dados e “ver” o resultado do processamento.
Exemplo: Mouse, teclado, monitor, impressora.
E o Sistema operacional é o Software que controla o computador, que permite que o usuário interaja com a máquina, criando uma camada de abstração, onde o usuário não precisa saber o que está acontecendo internamente.
Sem essa camada de abstração os programadores teriam um enorme problema em programar e desenvolver os mais diversos softwares, pois teriam que pensar em cada dispositivo e na interação entre eles.
Baseado nessas informações, olhe a sua volta e pense: quantos computadores estão perto de você.
Quantos computadores você tem em casa?
Com quantos computadores você interage por dia?
Podemos encontrar computadores em carros, ônibus, bancos? Onde mais?
Podemos ver que os computadores estão o tempo todo a nossa volta e a importância que eles têm em nossa vida hoje.
Como seria ir a um hipermercado que o caixa é manual?
A um banco sem caixa eletrônico?
Mas me diga… Você sabe realmente o que é um sistema operacional?
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br