Notebooks gamer são reconhecidos pelo seu potencial de hardware que costuma ser sempre um top de linha com placas de vídeo, memória RAM e processador. Mas esse potencial todo vale mesmo a pena? Muitos acabam dizendo que não por que é algo muito caro que poderia montar um computador de mesa mais barato com as mesmas configurações e até mais barato, porem esse computador vai acabar sendo um fixo um onde só teria acesso em uma mesa e não permitiria a mobilidade oferecida por um notebook, que você pode levar a todos os lugares.
Mas quais são os critérios que devemos levar em conta quando queremos computador portátil da linha gamer? Primeiramente a placa de vídeo que para rodar jogos atuais ela deve atender os requisitos dos jogos que você deseja rodar em sua máquina, o processador também deve ser algo considerável, e por fim sua memória RAM. Os jogos atuais são consideravelmente “pesados”, isso significa que sua máquina deve ter um potencial muito alto. Não vou citar números porque hoje eles podem ser fortes e amanhã não ser mais. Todavia a noção de como escolher e do por que ter um pode ser utilizada independentemente do tipo de trabalho que você tenha que fazer com seu notebook. Todos os programas têm seus requisitos para rodar em um computador, então sempre compre de acordo com sua necessidade e uma dica: escolha um sempre um pouco mais forte por questão que os programas vivem em constantes atualizações então cuidado com esses pequenos detalhes.
As vezes encontramos notebooks que não são gamers porem podem nos dar um grande potencial, mas por que eles não serial gamers então? Não é apenas ter um hardware potente ele também tem que ter uma forma de se refrigerar porque quanto mais forte, mais quente ele fica, e isso acaba gerando complicações a sua máquina, ela fica mais lenta, mais fraca e no fim a vida útil dela é esgotada com pouco tempo de uso. Os notebooks da linha gamer tem refrigeramento que mantem a vida útil e desempenho sempre em harmonia, conservando a vida útil das peças.
Vale a pena ressaltar que esses dispositivos têm ótimas baterias porem quando se inicia um programa muito pesado ou um jogo, isso consome muita energia, então consecutivamente seu computador ira descarregar mais rápido. Fique de olho nos meios que ajudam a poupar energia e a fazer que ele dure um pouco mais. Em média a bateria de uma máquina com um alto potência dura entre duas e três horas, porem tem variantes que interferem, por exemplo o brilho da sua tela e qual programa está sendo utilizado. Em alguns modelos a bateria é removível para que se possa ligar direto na tomada sem ela estar conectada, isso ajuda a evitar que a bateria se vicie e assim te “obrigando” a ficar preso sempre com ele na tomada e chegando ao ponto de ter que compra uma nova.
Os modelos mais novos de notebooks vem com baterias embutidas, isso significa que não podem ser removidas pelos seus usuários, impossibilitando que usuários retire elas. Isso prejudica bastante dependendo da intensidade que usara os computadores; Existem dois tipos de baterias.
Níquel cádmio são as baterias mais usadas em aparelhos de antes de 2016, são as baterias que viciam mais rápido (caso usada constantemente na tomada) porem são as mais baratas e mais fáceis de achar na necessidade de troca.
Também encontramos baterias de Íon-Lítio que vem com mais força no mercado das novas tecnologias ela promete armazenar praticamente o dobro da sua antecessora de níquel cádmio e também tem promessas de se viciar menos com o tempo (mesmo ficando constantemente na tomada) por ser muito recente, esse novo meio de se usar nas baterias ainda não há estudo concretos que mostrem se realmente ela não se viciara mais rápida e que dure mais, porem ela está no mercado atual com grandes promessas para notebooks e celulares (aparelhos eletrônicos em geral que são movidos a bateria).
O preço é algo que assusta muito na hora de comprar uma peça desse tipo, porem estamos falando em computadores portáteis com alto poder de desempenho, tanto de processamento quanto de gráficos. É uma máquina que na maioria das vezes se paga com o tempo e na maioria dos casos, eles acabam sendo o mesmo preço que um computador de mesa, então levando em conta que ela será portátil, gera um ponto a mais, o que faz o preço “valer a pena” em relação a uma máquina simples de mesa.
Ponto negativo entre uma máquina de mesa e uma portátil é que os notebooks acabam dando mais problemas que os computadores de mesa, isso ocorre porque que eles acabam esquentando mais e isso reduz a vida útil. Além disso, por ser uma máquina móvel, ele acaba batendo em alguns lugares as vezes gerando um desgaste maior. Todavia esses problemas não são apenas para os portáteis, até mesmo um fixo pode ter esses tipos de problema, com uma frequência menor. Analisando seus pros e contra deve se escolher dentro do que melhor encaixa no que irá ser o fim dessa máquina.
Em suma uma máquina gamer portátil se torna muito viável porque dará alto desempenho assim possibilitando fazer quase todo tipo de trabalho sem a necessidade de estar sempre no mesmo local, dando a chance de levar sua máquina onde quiser.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br