A maioria das pessoas que gostam de games ou até mesmo mexem com edição de vídeo acabam adquirindo monitores gamers, as vezes mesmo quem joga ou edita vídeos não sabem o porquê de usar esses tipos de monitores, mas você sabe qual e o diferencial deles?
A diferença mais exuberante poderíamos destacar em primeiro lugar e a sua capacidade gráfica em geral eles acabam sendo no mínimo FULL HD e os mais novos vem com gráficos em 4K que atualmente no mercado são os melhores em resolução e outros detalhes como tonalidade e contraste de cores são alguns dos benefícios que esses monitores podem nos dar porem quando eu compro um ou por que comprar um.
Geralmente pessoas que se auto denominam “gamers” compram esses monitores para ter maior desempenho gráfico de seus jogos, porem devemos ressaltar que para a resolução de um jogo ser utilizada em seu máximo, não é apenas seu monitor que tem que ser potente, mas sua placa de vídeo! Os jogos atuais pedem que você tenha uma placa dedicada para que possam ser jogados em seu potencial máximo.
Mas e se eu trabalho com edição gráfica, devo compra um monitor desse nível também? Muitos acabam pensando que não, todavia e muito interessante usar um modelo mais potente pois cada pixel, cada frame, faz toda diferença quando você edita de maneira profissional.
O que devo saber para poder compra um monitor gamer? O que eles podem me dar de vantagem e o por que usar? Bom… para isso temos que falar de detalhes técnicos que por sua vez não são difíceis, porem fazem toda a diferença.
Input lag ele é o culpado do tempo que você aperta um botão e seu monitor mostra a ação na tela, e não é só em jogos que podemos ver isso até mesmo quando você digita um texto em seu computador e possível notar (isso acaba sendo mais nítido quando começamos a digitar de uma forma mais rápida) isso também é perceptível quando jogamos algo, por exemplo, quando apertamos o botão e isso gera um tempo de Input lag de alguns segundos, porem isso acontece até mesmo com os melhores monitores.
Taxa de atualização (hertz) por exemplo um monitor de 60 hertz a taxa de atualização de imagem de um monitor uma imagem no caso passa 60 vezes por segundo (um monitor passa várias imagens por segundo e isso que dá a sensação de movimento). Quanto mais hertz seu monitor consegui passar, consecutivamente seu monitor se torna mais potente.
Tempo de resposta é o tempo que o monitor demora para passar os pixels de uma imagem para outra. Isso acaba gerando muita dor de cabeça para todos nós independente para que usamos nossos monitores e não é literalmente uma dor de cabeça, mas acaba sendo algo desconfortável por que quando um pixel não passa rápido o bastante, acaba acontecendo um evento que aqui no Brasil chamamos de “rastro”. Isso acaba acontecendo em monitores mais antigos e as vezes acontece pelo gráfico passar de forma que o seu processador gráfico não consiga acompanhar, então acaba gerando esses “fantasmas”.
Tipos de painéis (TN, IPS) o painel TN “reinou” durante anos! Chegou a ser uma referência de monitores gamers. Ele tem um tempo de resposta e de input lag muito baixo, porem não tem imagens vibrantes, imagens que até então quem busca fazer tratamento de vídeo e editar vídeos, não é um tipo de painel aconselhado. Já o IPS oferece cores mais vivas, com maior contrate, porem esse painel acaba custando um pouco a mais que o outro, então pense bem para não se arrepender pois ambos podem apresentar problemas futuros no painel.
Mesmos sabendo de todos esses detalhes, muitos pontos podem interferir na decisão de compra como por exemplo, entradas de portas (HDMI, VGA, DVI). Isso deve ser analisado junto a sua placa de vídeo, afinal acabamos ficando um pouco limitados a quantas telas podemos usar de acordo com as entradas da placa de vídeo. Caso sua máquina não tenha essa placa será limitada pelas entradas da placa mãe.
Todavia a grande parte dos monitores vem com pelo menos uma entrada de HDMI e VGA independente para que fim seja utilizado o monitor, essas entradas podem ser estendidas utilizando adaptadores.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br