Olá! Eu já montei alguns projetos muito interessantes com as minhas turmas de alunos do curso de hardware da Microcamp. Resolvi escrever esse post para mostrar sobre o maravilhoso mundo do CASEMOD.
Casemod é a modificação livre de um computador. O termo deriva das palavras “Case” (que significa caixa em inglês) e “Modify” (modificar). Algumas dessas modificações são extremamente simples, mas outras não. Temos desde a inserção de um cooler a mais no gabinete, até a montagem de computadores extraordinários.
A grande razão de abordar esse tipo de assunto aqui no blog é que muitas das modificações feitas em um computador podem ser executadas por qualquer pessoa, sem a necessidade de uma grande equipe e de equipamentos tão caros.
Devemos levar em consideração alguns critérios quando pensamos em um Casemod: Estética e desempenho. Depois de escolher um desses dois critérios ou os dois, seremos conduzidos para as escolhas das modificações.
Modificações estéticas consistem na mudança do visual do seu PC. Podem ser usados adesivos, LED’s (Diodo de Luz) para deixar tudo iluminado e brilhando, pinturas personalizadas ou mesmo construir um gabinete com as mais variadas formas. Também é possível fazer mudança em periféricos como mouse, teclado, monitor, caixas de som, etc.
Modificações de performance consistem nas mudanças que influenciam na performance do PC. Geralmente elas estão ligadas à refrigeração do gabinete, para que ele receba equipamentos poderosos com tendência a esquentar e possa executar overclocks de alto nível. Essas modificações são: placas de vídeo offboard em SLI ou crossfire, coolers de ar em várias partes do gabinete, Water cooler e afins.
Computadores cheios de cooler, LEDs, submersos em óleo, construídos dentro de caixas de madeira ou de papelão ou até mesmo dentro de um boneco do God of war são comuns ao mundo Casemod e seus adeptos.
A “Campus Party”, considerado o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo, é um show de casemods, dos mais variados que podem existir… são muitos computadores nos formatos de carros, casas de bonecas, geladeiras, super-heróis e até mesmo formas quase abstratas.
Na Microcamp de Jaguariúna os alunos do curso de hardware montaram um PC dentro de um vídeo cassete antigo. Outra turma montou um PC aberto fixado em uma madeira, que pode ser usado na parede, mesa, encostado em quase qualquer coisa e ainda pode ficar de cabeça para baixo, sem deixar as peças caírem.
Casemod não tem limites, por isso use a sua imaginação, pesquise, experimente e tente criar uma experiência inovadora com o seu próprio computador ou mesmo “ressuscitar” aquela velha máquina que está parada! Agora tudo depende de você.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br