O Linux apresenta várias controvérsias quanto ao seu desempenho de vídeo e falta de compatibilidade entre os programas que já existem no Windows. Mas já imaginou se pudesse rodar binários de Windows em um Linux? Isso é possível.
Através do Wine podemos rodar os programas de Windows em um Linux, assim como os seus programas que já vem pré-instalados, como o Notepad (Bloco de Notas), Command ( Prompt de Comandos ou mais conhecido atualmente como CMD), onde poderemos instalar depois novos programas manualmente, com uma instalação padrão do Windows. O Wine também contém registros, assim como os registros do Windows e sua manipulação é a mesma.
O Wine é um ótimo emulador de códigos Windows. Sua instalação é feita facilmente através de programas de instalação de seu Linux, assim como o synaptic ou através de linhas de comandos a partir de um terminal, com apt-get install wine para Ubuntu, yum wine para Fedora e urpmi wine para o Mandriva.
Mas para quem desejar optar por uma coisa mais pesada, é possível usar em conjunto do Wine um software muito abrangente, o Play-On-Linux, que traz opções pré-prontas para todos os gostos, desde os que gostam de instalar a partir de uma imagem ISO ou comprando o jogo a partir da Steam.
A instalação do Play-On-Linux é feita depois de ser instalado o Wine. Para começar a ser executado, deve ser a partir da linha de comando playonlinux, onde abrirá uma interface gráfica para poder colocar seus programas de peso, assim como os famosos editores de imagem Adobe CS5, Corel Draw ou jogos de boa qualidade gráfica.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br