Olá pessoal!
É normal encontrarmos no mercado equipamentos semelhantes, porém com preços bem diferentes do habitual. A causa disso é simples: componentes de gerações ultrapassadas.
Vamos tomar como exemplo os processadores i5 da Intel: hoje é possível encontrar notebooks equipados com este processador com preços partindo dos R$1.400,00 e chegando a mais de R$2.200,00, mesmo com as configurações semelhantes.
O motivo é que os processadores evoluem, mas mantém o seu nome. É como um humano, que adquire experiência e começa a pensar mais rápido ao longo dos anos, além de incorporar novos conhecimentos. Os processadores, e alguns outros componentes, também são assim, evoluem e incorporam tecnologias.
Essas mudanças podem trazer características diversas, bem como melhorias. Dependendo do caso é possível encontrar controladores de vídeo integrados à CPU totalmente remodelados, muito mais eficientes e tecnológicos.
Ou seja, não estamos falando apenas de velocidade, estamos falando de características que podem mudar bastante os recursos oferecidos por um notebook ou desktop. Podemos citar a presença de mais portas USB 3.0, bluetooth, DisplayPort, eSATA, portas Firewire e até mesmo saídas de som óptica para seu home theater.
Para se ter uma idéia, hoje, os processadores Core i da Intel estão caminhando para a 5ª geração. E é possível encontrar no mercado processadores da 3ª geração. Assim acontece também com os discos rígidos, memórias e processadores da AMD. Por isso, é bom ficar de olho, pesquisar bastante e principalmente ler!
Deixe a preguiça de lado, leia um pouco a ficha técnica dos equipamentos que você deseja comprar e garanta uma boa escolha.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br