Os primeiros modelos de placa mãe serviam apenas para a comunicação entre os componentes, ou seja, mais uma placa sem vida própria. Com o tempo, a tecnologia permitiu aos fabricantes fazerem placas cada vez mais poderosas. Hoje a placa mãe tem um papel fundamental na performance do computador.
Podemos encontrar placas totalmente onboard e placas totalmente offbord, como veremos abaixo:
Placa mãe onboard
Uma placa mãe com todos os componentes onboard é mais comum nos computadores atuais e possuem placa de vídeo, som, rede e etc, soldados aos circuitos da placa mãe. Estes componentes utilizam processador e memória da própria máquina.
Placa mãe offboard
As placas do tipo offboard são bem mais poderosas pois possuem muito mais recursos e todo o processamento e memória é utilizado apenas na placa mãe. Todos os componentes offboard possuem processador e memória própria, isso faz com que o computador tenha uma performance muito mais elevada.
Componentes da placa mãe:
A placa mãe é basicamente composta por 7 camadas soldadas , onde localizam-se as trilhas de solda. Cada camada é responsável por uma categoria de trilhas.
Uma placa mãe tem diversos capacitores de alumínio para reter energia elétrica enquanto a placa mãe está ligada a energia elétrica.
BIOS
O BIOS é o componente da placa mãe que armazena todo o software básico utilizado para inicializar a placa mãe e testar todos os dispositivos de hardware, antes de iniciar o Sistema Operacional.
Dentro do BIOS existe um software chamado SETUP, que tem a função de configurar todas as opções da placa mãe. O relógio do computador funciona a partir de um software chamado CMOS , que está alocado dentro do BIOS também.
Barramentos:
São componentes da placa mãe utilizados para interligar diversos elementos da placa e conectar componentes offboard. Os barramentos evoluíram muito com o passar do tempo, permitindo o uso de elementos cada vez mais poderosos, como placa de vídeo, rede, entre outros.
Você pode conhecer cada barramento acessando o post sobre barramentos.
Soquete de Memória
Um componente utilizado para a conexão dos módulos de memória RAM. Existem vários tipos de memória RAM. Cada tipo tem um soquete e uma pinagem específica. A quantidade de bancos define a quantidade máxima de memória que uma placa mãe suporta.
Soquete do Processador
O processador é conectado em um compartimento chamado Soquete. Ele possui uma furação ou pinagem específica de cada processador. Esta pinagem transmite os sinais elétricos do processador para a placa mãe.
Esses são os principais componentes de uma placa mãe! Espero que tenham gostado do post!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br