Apesar do termo “formatação de baixo nível” ser muito popular, ele não é adequado para o que vamos aprender: a formatação Zero Fill.
Para entendermos uma formatação comum, temos que pensar no HD como uma estrada de paralelepípedos mais altos e mais baixos, onde o pedaço mais alto representa o número UM e o mais baixo, o número ZERO. Nesse caso não importa a parte do HD, haverá ZERO ou UM gravado ali.
Ao formatarmos um HD (Hard Disk) os dados não são de fato apagados, somente o setores iniciais do disco relacionados a cabeçalhos e partições são redefinidos. É como se você apenas “liberasse para gravar por cima” e o sistema reconhece como se TODO o HD estivesse disponível para receber dados, por isso ele mostra o HD como vazio.
É graças a esse tipo de formatação (citada anteriormente) que podemos recuperar os nossos arquivos de um HD já formatado, pois os dados (zeros e uns) estão ainda no disco.
A formatação ZERO FILL, também conhecida popularmente por “Formatação de baixo Nível”, consiste em gravar ZEROS em todo o HD, fazendo com que todos os dados sejam totalmente apagados e em alguns casos os programas marcam setores defeituosos para serem inutilizados, melhorando o desempenho do HD e diminuindo o risco de perda de dados.
Como fazer a formatação Zero Fill?
– Primeiro passo é fazer o backup de todo e qualquer dado que for necessário, pois após executar a ação não pode mais ser revertida.
– Segundo, verifique o nome do fabricante de seu HD para podermos baixar o software diretamente do site do fabricante (é melhor sempre optar pelo programa do fabricando do seu HD para evitar transtornos) [o programa Seatolls da seagate é um ótimo exemplo http://www.seagate.com/support/downloads/seatools/]
– Basta executar o programa e caso esteja em inglês, pode ser que encontre a função Zero FIll ou “Low Level Format”, basta acionar e CUIDADOSAMENTE escolher o disco correto a ser formatado.
– O Software fará com que o HD seja preenchido totalmente com zeros e possivelmente corrigirá alguns erros que não podem ser corrigidos diretamente pelo Windows.
– Após formatado, o HD está disponível para instalação de um novo S.O. ou para depósito de arquivos.
Existem alguns programas “extra-fabricantes” que fazem a formatação Zero Fill, como é o caso do “Hard Disk Low Level Format Tool” que está disponível para download e faz formatação Zero Fill em qualquer marca e modelo de HD .
Qualquer dúvida, crítica ou sugestão não deixe de utilizar o campo de comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br