Antes de mais nada precisamos ter a noção de que o computador é formado pela união de vários componentes que trabalham em conjunto. os citados abaixo são os mais importantes para se montar um PC, pois realmente fazem a diferença no desempenho final.
Bom, vamos as peças que precisaremos para compor um conjunto ideal de trabalho:
- Processador
- Placa mãe
- Memória
- Placa de vídeo
Estas são as peças principais para a montagem de um bom computador. Algumas pessoas vão me perguntar: “porque não incluiu o HD, DVDROM, fonte, gabinete e acessórios?”. Acredito que o principal é primeiro fazermos com que as principais peças que compõe a parte de transmissão de dados e processamento dos dados, sejam compatíveis entre si e possam trabalhar em sua melhor performance sem afetar a outra, o que na maioria dos PCs não é levado em conta.
Vamos aos dados: em toda placa mãe temos um chip, chamado chipset central que é onde ficam as pontes norte e sul (controladores do sistema e dos periféricos). Este chip é importante, pois vai determinar o desempenho da placa mãe e também sua arquitetura, ou seja, quais equipamentos ela pode suportar (memória, processador, hd, etc…), assim como demonstram as figuras abaixo:
- Placa mãe baseada em chipset AMD 880g (existem outras mais potentes), com slots para cross-fire. ASUS M4A88T-V EVO/USB3 AM3 AMD 880G
- Memória DDR 3 1333mhz 4GB
- Placa de Vídeo ATI Radeon HD 6870 DDR5
- Processador AMD Phenom 2 X4 965
Agora vamos aos fatos e porque esta configuração; primeiro a placa mãe, porque a questão do chipset? Como já disse antes o chipset é que vai ditar a arquitetura da placa mãe e o chip 880g suporta as memórias de FSB 1333mhz DDR3.
Para processador escolhi um AMD, justamente pelo chip da placa mãe ser AMD também, e devido a isso ele provavelmente vai trabalhar melhor com a placa mãe. Ele também aceita barramentos com as Memórias DDR3 1333 tranquilamente.
As memórias são questões a parte. Vale um certo investimento em uma boa quantidade de memória, pensando sempre no sistema operacional que será instalado, pois cada sistema suporta uma quantidade máxima de memória RAM.
Exemplo: o Windows 7 32bits consegue ler até 3,5GB, enquanto que a versão 64bits reconhece mais de 4GB. Ai entra a questão quanto de memória vou instalar? Isso também serve para o sistema Vista.
E por fim, escolhi como placa de vídeo a ATI, porque justamente a GPU dela é também AMD, por isso o chipset pode amanhã me dar a opção para fazer um cross-fire em meu computador, evitando que eu precise fazer um alto investimento em uma nova placa para melhorar o desempenho de meu PC.
Este é apenas um tipo de configuração poderia fazer outra com a Intel, com chipset da NVIDIA, enfim há uma variedade muito grande de formas de se montar um PC, devemos apenas nos lembrar que é muito importante que tentemos ser coerentes com as peças para que elas trabalhem da melhor forma possível sem uma forçar a outra.
Espero ter ajudado a entender o processo de configuração de uma boa máquina. Qualquer dúvida venha conhecer nossos cursos.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br