Placa-mãe, e daí?
A placa-mãe é um componente que é praticamente deixado de lado na hora de montar um computador. Às vezes, compra-se a mais barata que atende os requisitos para os componentes mais desejados: Processador, memória e placa de vídeo.
Muitas pessoas pensam : “ o que esse componente pode oferecer de desempenho ao computador? ” Mal sabem que esse componente subestimado pode fazer diferença em diversos aspectos de seu computador.
A placa mãe é responsável por interligar absolutamente todos os componentes do seu computador. É ela quem recebe a energia e repassa na medida certa para todos os outros componentes.
Ficou fácil perceber a importância dela, não é? Se não, deixe-me descrever um poucos mais sobre o que ela faz pelo seu computador:
· Recebe a energia da fonte de alimentação e alimenta os demais componentes, à exceção dos discos rígidos e leitores.
· Controla o acesso do processador à memória RAM e ao Disco Rígido.
· Controla o compartilhamento de informações entre a CPU, o disco rígido, a VGA e a memória RAM
“Uau, então eu posso deixar meu PC mais rápido trocando a minha Placa Mãe?”
Sim! Uma leve melhoria na performance pode ser sentida em alguns casos, já que muitas placas mães adotam componentes eletrônicos de baixo custo e baixa qualidade, gerando gargalo. Porém, a melhora na performance não é a característica mais influenciada pela Placa Mãe, mas a estabilidade.
Pequenas travadas, reinicialização, tela azul e problemas de compatibilidade têm grandes chances de serem provocados por uma placa mãe de baixa qualidade.
Claro que você não precisa ir até a loja agora e gastar sua poupança em uma nova placa. Existem excelentes placas por valores bem acessíveis. Além disso é necessário verificar se seus componentes poderão ser transferidos para placas novas, pois como foi dito, é ela que recebe todos os componentes.
Se sua memória é do tipo DDR2, você precisa de uma placa que suporte esse tipo de memória. E uma placa para Pentium 4 pode não receber um Core 2 Quad.
Então, verifique quais são os modelos dos seus componentes, anote tudo e vá à loja mais próxima verificar quais são os modelos de Placa Mãe acessíveis a você. Ou postergue sua compra para investir em algo mais robusto, duradouro e com maior desempenho real e estabilidade.
Fuja de marcas que oferecem milagres (também chamados de aberrações por quem entende um pouquinho):
- Placas que aceitam duas tecnologias de memória (DDR/DDR2/DDR3) juntas
- Placas que aceitam duas tecnologias de placas de vídeos (AGP/PCI-E)
- Placas com memórias “onboard”
Esse tipo de milagre prejudica o funcionamento geral da placa, podendo causar problemas ao desempenho e estabilidade do PC.
Procure em alguns sites informações sobre as placas. Os fabricantes de placa-mãe como a ASUS, têm informações sobre modelos específicos disponíveis. Alguns sites como o Clube do Hardware ou o Guia do Hardware contam com fóruns e testes para discutir sobre suas escolhas.
A placa-mãe é um dos componentes mais importantes (se não o mais importante) do computador. Tenha paciência. Leia, avalie, veja testes, procures opiniões. No final de muita pesquisa será muito mais fácil encontrar a placa-mãe ideal!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br