Existem muitas dúvidas dos usuários sobre o uso de baterias em notebooks, então eu resolvi escrever sobre esse assunto.
Sempre que possível devemos utilizar o notebook conectado na tomada, pois toda bateria tem uma vida útil limitada pelo número de cargas. É recomendável o uso da bateria somente em locais onde não é possível conectar na tomada ou quando precisamos de mobilidade.
Muitos usuários de portáteis removem a bateria do computador quando está conectado na tomada , para evitar que a bateria fique viciada. O procedimento não é errado, mas não é necessário, porque todas a baterias atuais são de lítio.
Uma bateria de notebook possui vida útil de mais ou menos 300 – 400 cargas ou 2 anos. Uma forma simples portanto de manter sua bateria em perfeitas condições, por mais tempo, é manter seu computador sempre ligado na tomada, já que conta como uma recarga quando a bateria atinge 100% da carga.
No caso de uma bateria que não é original , devem ser bem verificadas as especificações dela, como voltagem, amperagem… caso esses dados não sejam iguais de uma original é muito perigoso arriscar.
Estão disponíveis no mercado as baterias de longa duração e podemos comprar esse tipo de bateria para quase todos os modelos de notebooks. Como funcionam : Normalmente os notebooks populares possuem de fábrica uma bateria de 4400 mAh (6 células), enquanto uma de longa duração, 6600 mAh (9 células) e isso define o tempo de duração da bateria, já que a sigla mAh significa miliapére por hora.
Resumindo, se uma bateria de 6 células dura 2:30, a de 9 células vai durar 50% mais, ou seja, 3:30. Vale muito a pena trocar baterias comuns pelas de longa duração, mas devemos ter em mente que com o aumento das células, obrigatoriamente o tamanho e o peso da bateria vai aumentar.
Espero ter ajudado com esse post!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br