Olá!!! O meu post de hoje alerta para as situações de risco no mundo virtual e como você pode se defender. Podemos ser surpreendidos em certas ocasiões ou até por pessoas com más intenções e nestes momentos devemos estar sempre preparados. O mundo virtual é uma consequência e tem pessoas de caráter duvidoso. Nestes momentos é que devemos aprender a nos cuidar virtualmente… não vejo muitas pessoas realmente preocupadas com isto ou não sabem como realmente fazer.
Antes de começar, eu gostaria de deixar bem claro que não me preocupo tanto com vírus, até porque eu mesmo já desenvolvi alguns com open-source, que não tem o objetivo de destruir, mas servem como aprendizado para saber como lidar numa invasão de pragas de informática. Também temos que saber o que é Hacker, Cracker, Lammer, entre outras denominações. Trabalhamos atualmente com sistemas feitos por Hacker e nos escondemos de Cracker… vale lembrar que tudo o que aprendemos é útil, porém, cabe a nós saber utilizar este conhecimento.
A partir de agora vamos ver o nosso computador como a nossa própria casa e a rua como a Grande Rede, ok? Como toda casa, teremos no mínimo uma porta e janelas e como sabemos bem, se deixarmos as portas abertas, vai ser uma grande alegria para a pessoa que estiver saindo com as nossas coisas e estaremos sujeitos a outros crimes… a culpa será nossa, por ter deixado esta porta aberta!
Existem várias portas de comunicações no computador e elas fazem comunicação com a rede, assim como a porta 80, que faz comunicação com os sites da Internet, os de recibo de e-mail são a 110 para o POP3 e 143 para o IMAP e os de envio são as portas 25 e 26. A porta para comunicação remota é a 21, 470 para o FTP e especialmente no Windows , o Menssenger é 80, 443 e 1863, o compartilhamento de pastas é 1863, 1025 e 65535, transferência de arquivos 443, 1863, 1025 e 65535.
Estas são só algumas portas que existem… se você não estiver usando alguma porta e ela estiver aberta, feche o mais rápido possível! Algumas vezes a primeira reação é a pessoa ficar tão preocupada com esta descoberta e tenta fechar qualquer porta… mas antes disso, veja a lista que contenham as portas… o comando “netstat” existe tanto para Windows quanto para Linux e vai mostrar as portas ativas e no Linux, com o comando “lsof” , cobre qualquer falha do “netstat”. O “lsof”deve rodar unicamente por modo Root no terminal.
É possível também utilizar um software muito poderoso chamado nmap, que faz um verdadeiro “milagre”: podemos ver todo o nosso computador ou até os dos outros, podemos ver assim o Sistema Operacional instalado em outro computador, a versão de atualização do sistema e vários outros, como até o endereço Mac (o endereço da placa de rede). Exite uma opção para quem não gosta de trabalhar em Modo Terminal que é o Zenmap, um auxílio de plantão, dando as informações em Modo Gráfico.
Outro que pode ajudar bastante, fora da parte de Terminal/CMD é o site StayInvisible. Ao acessar o endereço http://www.stayinvisible.com veremos o nosso java funcionando, pedindo para ser utilizado… Este site nos dá a informação correta de como é visto o nosso computador por quem está fora. Temos o costume de olhar o nosso computador de dentro para fora, mas quem quer atacar vai ver seu computador por fora e agora você também irá ter essa percepção.
Mostrei como se prevenir de riscos no computador… espero que tenham curtido o post! Cuidado sempre é bom, principalmente quando é para a nossa privacidade.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br