Quando falamos em cabeamento estruturado, devemos lembrar que existem vários padrões de cabos de redes. Em redes locais, geralmente usamos os cabos do tipo UTP/STP (Cabos Blindados ou não blindados usados em redes ethernet).
Ouvimos muito falar de CAT 5, CAT5e (o mais usado por muito tempo) e CAT 6 (que está tomando lugar nas redes Gigabit Ethernet). O que poucos sabem é que existe atualmente uma nova geração de cabos, o CAT 7, que podem ser usados em redes de 10 Gigabits (também chamada de 10BASE-T). Algumas características desse tipo de cabo, segundo alguns fabricantes, são:
- Uma opção para redes 10 Gbps onde há necessidade de garantia de altas margens em crosstalk¹ e excelente blindagem contra ruídos eletromagnéticos.
- Cabo definido pela Norma IS0/IEC 11801 e IEC 61156-5 para frequência até 600MHz (Na CAT 7a pode chegar a 1000 MHz)
- Alcance de até 100m;
- Cabo com blindagem de cada par em fita metalizada e blindagem global em malha de cobre estanhado o que resulta em máxima efetividade de blindagem contra interferência a ruído eletromagnético, do tipo STP (Shielded Twisted Pair );
- Ideal para ambientes industriais ou aplicações onde as interferências eletromagnéticas de altas (RFI) ou baixas frequências (EMI) estão presentes.
- Na instalação, a atenção e preocupação com o distanciamento mínimo aos cabos de energia, exigido aos cabos U/UTP, não é necessária nos cabos S/FTP.
- Não necessidade de teste Alien Crosstalk² em campo tal como exigido a cabos U/UTP
- Diâmetro cabo 7.9mm.
- Classe de flamabilidade³ LSZH.
- O CAT 7 tem ciclo de vida de 15 anos, contra 10 anos do CAT 5e e CAT6;
Claro que o CAT 7 é mais caro que o CAT 6 e o CAT 5e, que ainda são e continuarão sendo utilizados em larga escala em ambientes com baixo nível de ruído. Por ser mais caro, sua aderência ainda é baixa, assim como as redes 10G, que além de cabos do tipo CAT 7 precisam de roteadores, switches, bridges e hubs que trabalhem na mesma velocidade. É comum ainda hoje encontrar redes muito heterogêneas, que misturam aparelhos Standard Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet. Recentemente apenas os equipamentos standard deixaram de fazer parte das redes; com as redes 10G será semelhante com equipamentos de 2 ou mais gerações trabalhando em conjunto.
Glossário:
1 – É a interferência indesejada que um canal de transmissão causa no outro;
2 – Teste que verifica a interferência real entre canais de comunicação;
3 – Resistência a chamas
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br