Olá pessoal!
Essa tal da internet é muito mais antiga e complexa do que muitos imaginam. A história da Internet começou graças a criação da ARPA (Advanced Research Projects Agency ), uma agência que surgiu na Guerra Fria, após a União Soviética lançar o foguete Sputnik ao espaço.
Devido à disputa tecnológica entre esses dois países é que surgiu a Internet, pois os Estados Unidos precisavam de uma rede de comunicação segura devido ao seu governo temer um ataque russo às bases militares, tornando os EUA vulneráveis.
Então foi idealizado um modelo de troca de informações que permitisse que esses dados pudessem ser transmitidos sem depender de um ponto central. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas e a comunicação poderia continuar por outros caminhos.
Isso era necessário, pois até aquele momento, era possível transferir dados com segurança entre locais geograficamente distantes, mas a comunicação passava por um supercomputador central localizado no Pentágono, o que tornava a rede bastante vulnerável. Para fazer o controle disso, a ARPA criou a ARPANET (Rede de Comunicação Interna dos Estados Unidos).
Um bom tempo após a criação dessa rede, já na década de 70, os Estados Unidos permitiram que algumas de suas universidades entrassem na ARPANET, uma vez que a Universidade da Califórnia, Berkley, implantou os protocolos, hoje conhecidos como TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), ao Sistema Operacional UNIX, possibilitando a integração destas universidades à ARPANET. O TCP/IP vem sendo à base da Internet até os dias de hoje.
Porém, demorou mais 20 anos para a Internet passasse a ser acessível a todas as pessoas e começasse a se transformar no que ela é hoje.
O termo transformar-se é necessário, pois naquela época não existiam os sites como vemos hoje. Existiam programas que utilizavam a rede. Imagine uma internet sem navegador nenhum de internet. Nada de Firefox, Chrome, Internet Explorer, Safari, Opera, nada! Nem um único navegador, apenas programas de bate-papo ou de exibição de texto. Nada de WWW, com imagens e hyperlinks e endereços fáceis como temos nos dias de hoje.
O responsável pela WWW foi Tim Bernes-Lee que, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, criou o World Wide Web Consortium (W3C). Esta nada mais era do que uma comunidade internacional que desenvolvia padrões abertos para garantir o crescimento da Web, com o intuito de melhorá-la. E só então foram criados os primeiro navegadores de internet: O NCSA Mosaic, em 1993.
Após estes acontecimentos, a internet como conhecemos hoje começou a surgir e a crescer. Novos navegadores foram criados e recursos cada vez mais avançados foram sendo adicionados a eles.
Este é um pedacinho da história da Internet, espero que tenham gostado e até o próximo post!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br