O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) ainda é um “enigma” para muitas pessoas. A sigla significa, em português, Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede e serve exatamente para configurar de maneira prática as máquinas e dispositivos de uma rede.
O DHCP consiste em um conjunto de configurações que é distribuído por algum aparelho para uma máquina cliente para que ela fique compatível com a rede e funcione perfeitamente. Geralmente o DHCP distribui um IP para máquina cliente, a SUB-MÁSCARA DE REDE, o GATEWAY, DNS PRIMÁRIO e SECUNDÁRIO.
Quando você entra em alguma rede com um dispositivo (PC, notebook, tablete, celular …), seja em uma rede com cabo ou Wireless, seu dispositivo manda um pedido na rede toda, para poder receber uma configuração que o faça ficar compatível com a rede. Ao encontrar um aparelho com DHCP, o pedido é interpretado e retorna toda configuração para o dispositivo. Caso isso não aconteça, você terá que fazer tudo manualmente, o que não é tão simples para a maioria das pessoas.
Vale lembrar que para se conectar em uma rede, todo DISPOSITIVO tem que ter UM endereço IP compatível com os outros da rede, não podendo ser repetido com nenhum dos já existentes.
Os aparelhos que podem ser configurados com DHCP são: Computadores Servidores, Modens, Roteadores e Acces Points. Desses aparelhos, o mais utilizado com esse recurso é o Roteador, principalmente o Roteador sem fio que é utilizado na maioria das redes sem fio caseiras que estão se tornando muito populares.
Para poder ver as configurações do DHCP ou mesmo modificá-las, no caso do modem ou roteador, é necessário se conectar ao aparelho (de preferência via cabo) e abrir o navegador para o acesso. Geralmente o endereço de acesso e senha estão embaixo do aparelho, basta você virar e olhar (ou pode encontrar no manual do aparelho).
Ao digitar o endereço na barra de endereços do seu navegador, será solicitado o login e a senha. Ao entrar é só ir na parte de “LAN” ou menu relacionado à REDE e logo perceberá alguma opção de DHCP com uma faixa de IP a ser distribuído e ainda um Gateway, a Máscara de rede e os DNS primário e secundário.
Caso queira limitar os número de IPs distribuídos pelo DHCP, basta diminuir o último número da faixa. Exemplemo: se estiver de 192.168.0.2 a 192.168.0.254 é sinal que podem se conectar 252 máquinas. Para diminuir para apenas 50 máquinas, coloque de 192.168.0.2 a 192.168.0.52.
Espero que tenha esclarecido sobre DHCP. Qualquer dúvida use o campo de comentários abaixo.
Se gostou não deixe de compartilhar nas redes sociais. (Mesmo não servindo para você pode servir para um amigo seu)
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br