A primeira coisa que você deve ter em mente é que nem sempre o projeto mais caro é o mais adequado para aquele local.
.
Um projeto de infraestrutura leva em conta as necessidades da empresa/domicilio, o quanto se quer gastar, visão a curto, médio e longo prazo e custo x benefício.
É preciso ter a planta baixa do local, assim como a planta elétrica, já que cabos de dados jamais devem passar junto com cabos de energia e mesmo assim deverão estar próximos.
Coisas que precisam ser levadas em conta:
- Quantos computadores serão usados;
- Quantas pessoas precisarão de impressoras;
- Vale a pena uma impressora de rede;
- Qual sistema operacional será usado;
- Terá servidor de arquivos, proxy, banco de dados;
- Qual topologia de rede será usada;
- Serão usados roteadores sem fio;
Existem muitos outros itens que iremos destrinchar, mas começaremos por esses.
A quantidade de computadores depende de quantas pessoas usarão a rede de TI simultaneamente. O ideal é que tenha um computador por funcionário que trabalha com computador, e que não sobrem computadores ociosos.
Num almoxarifado, por exemplo, 1 computador daria conta, mesmo que tivessem 3 funcionários, pois para dar entrada ou baixa de produtos, apenas um fará o serviço por vez.
Com relação a impressoras, quanto mais impressoras uma empresa possui, mais difícil é o controle de quem está imprimindo o que e quanto. Então na maioria das vezes, ter um custo inicial mais alto com uma impressora de grande porte, compensa na economia de toner e papel em longo prazo.
O sistema operacional escolhido vai depender do tipo de hardware e do uso que será feito dos computadores. Uma empresa de design pode usar MacOS para desenvolvimento, Windows para funções de escritório e Linux para servidores e terminais simples.
A topologia de rede deverá ser escolhida, física e logicamente, de acordo com a quantidade de computadores e sub redes, normalmente híbrida de malha-estrela-sem fio.
As redes sem fio são largamente usadas para celulares, notebooks e até mesmo para áreas de trabalho onde o cabeamento não chega e isso pode baratear determinados custos.
OBS: Não esqueçam que toda rede sem fio é mais lenta que rede cabeada, então se a disponibilidade da rede é alta, o ideal é usar rede cabeada.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br