Olá pessoal! Vou falar neste post sobre os elementos físicos que fazem parte de uma rede de computadores: Hub, Switch, Bridges, Roteadores, Placa de rede e Modem.
Como já comentei no post anterior, a rede é dividida em camadas e cada uma gerencia um serviço específico. A primeira camada do modelo OSI é a camada mais externa da rede, que tem a função de gerenciar todos os elementos físicos da rede.
HUB e SWITCH
São elementos denominados concentradores de rede, pois tem a função de concentrar todo o fluxo de dados e distribuir os pacotes de dados entre as máquinas da rede .
HUB
O Hub é um equipamento que apenas retransmite o que recebe, sem saber quem enviou e quem vai receber. Não possui segurança pois todas as suas portas são abertas, ou seja, todo o fluxo de dados passa por todas as máquinas. A única porta segura do Hub é a porta 8, que chamamos de UP-LINK. Este equipamento nivela a velocidade da rede, ou seja, se uma máquina da rede trabalha com velocidade de 10 megabit,s toda a rede passará a trabalhar com essa velocidade.
SWITCH
É um equipamento muito melhor, já que consegue saber exatamente qual pc está enviando e recebendo a informação , permitindo a rede trabalhar em modo FULL DUPLEX, enviando e recebendo informações de vários computadores ao mesmo tempo. O Switch possui todas as portas fechadas, proporcionando maior segurança na rede. Outra vantagem é permitir que sejam utilizadas várias velocidades de placas na mesma rede.
Os bridges são equipamentos que dividem uma rede em duas, facilitando o fluxo de dados e diminuindo o risco de colisões na rede. Atualmente não utilizamos com grande frequência este tipo de equipamentos pois os switches fazem o trabalho de forma bem melhor.
As pontes foram largamente utilizadas na transição entre a rede com cabos coaxiais e cabo par trançado, fazendo com que os dois tipos de rede operassem de forma igual e criando uma só rede , de forma transparente.
ROUTER (ROTEADOR)
O roteador é sem dúvida o elemento de hardware mais inteligente de uma rede porque tem a capacidade de conectar várias redes diferentes e encontrar o caminho mais rápido para transmitir o pacote… localiza o destino através de endereço IP e não endereço MAC. Esse equipamento tem a função de traçar as rotas de transmissão dos pacotes de dados e determinar o endereçamento das máquinas na rede e portanto, na falta de um servidor DHCP, quem gerencia os endereços IP’s é o roteador.
PLACA DE REDE
Todos os computadores possuem hoje uma placa de rede, que tem a função de enviar e receber dados através de uma rede. Além da arquitetura usada, as placas de rede no mercado se diferenciam também pela taxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramento utilizado (On-Board, PCI, ISA ou Externa via USB).
Elas são classificadas através de sua taxa de transmissão e por isso temos placas Ethernet de 10 Mbps / 100 Mbps / 1000 Mbps e placas Token Ring de 4 Mbps e 16 Mbps.
MODEM
O modem é um equipamento de rede utilizado para transformar sinal analógico em sinal digital, ou seja, recebe o sinal que vem da operadora, através da linha telefônica e transforma em sinal de dados, permitindo a navegação na internet.
Como podemos observar na imagem acima , o modem possui uma conexão ADSL, onde conectamos a linha telefônica e 1 ou até 4 portas LAN, onde conectamos diretamente a uma máquina ou switch.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br