Olá! O assunto de hoje é cabeamento de rede e deve ser levado a sério. Devemos usar cabos e conectores de boa qualidade e a instalação é também muito importante. Os cabos não devem ficar expostos para não causarem danos físicos e não podem ficar expostos ao sol e a chuva.
Tipos de cabos
Existem basicamente 3 tipos de cabos de rede: os cabos de par trançado, fibra óptica e os cabos coaxiais, que são usados em cabos de antenas para redes wireless e em algumas redes antigas.
A qualidade de um cabo de rede é definida pela sua categoria, que indica a frequência máxima suportada. Cada categoria possui suas particularidades e normas, que precisam atender a exigências técnicas.
Categorias de cabos
Podemos classificar um cabo entre as categorias 1 e 7. O padrão atual é CAT5, que trabalham em redes de 100 e 1000 megabits e são vendidos em caixas de 300 metros.
Um cabo de rede par trançado possui 4 pares de fios entrelaçados, fazendo com que haja uma proteção contra interferências e por este motivo ele foi batizado como par trançado. Podemos observar abaixo a estrutura interna de um cabo de rede:
Todas as categorias de cabo permitem um comprimento máximo de 100 metros por cabo, mas não é recomendável utilizar cabos tão longos, pois podemos ter perda de velocidade e pacotes na rede.
Em média os cabos de rede trabalham tranquilamente com velocidades de 10, 100 e 1000 megabits, sem perda de sinal ou pacotes.
Confecção do Cabo de rede
Para confeccionar um cabo de rede utilizamos algumas ferramentas básicas:
Alicate de Crimpagem
É uma ferramenta que faz com que os dentes do conector perfurem os fios do cabo de rede.
Descascador de cabos
Para fazer a crimpagem do cabo , precisamos descascar, mas com muito cuidado. No caso de cortarmos um fio interno do cabo , a crimpagem já não funciona e por isso utilizamos o descascador, que corta na medida certa , somente a capa do cabo, protegendo a integridade interna.
Conectores
Os cabos de rede são crimpados em conectores chamados RJ-45 , que fazem a conexão com a placa de rede ou switch. O conector possui 8 contatos que perfuram o fios de cobre do cabo de rede.
Padrões de Crimpagem
O padrão de crimpagem determina sequência de cores, que será utilizada no conector RJ-45. Este padrão deve ser utilizado em todos cabos que forem utilizados nesta rede. Existem basicamente dois padrões utilizados em redes ethernet: 568A e 568B.
E qual dos dois padrões é melhor? O padrão é apenas uma organização e não muda em nada a conectividade da rede!
Padrão 568 A
Utiliza a seguinte sequência de cores:
- Branco do Verde
- Verde
- Branco do Laranja
- Azul
- Branco do Azul
- Laranja
- Branco do Marrom
- Marrom
Padrão 568B
Sequência de cores:
- Branco do Laranja
- Laranja
- Branco do Verde
- Azul
- Branco do Azul
- Verde
- Branco do Marrom
- Marrom
Como podemos observar, a única coisa que muda na crimpagem dos dois padrões é a posição dos pares laranja e verde.
Posição dos fios no conector
Após definir qual padrão vamos utilizar, devemos fazer de fato a crimpagem do cabo e os fios de cobre devem chegar uniformemente até o final do conector, como mostra a imagem abaixo:
Após crimpar o cabo, devemos fazer o teste, utilizando o testador de cabos.
Conectando as pontas do cabo no aparelho, verificamos se o teste segue a sequência de luzes do aparelho.
Após todo esse processo o cabo de rede está pronto!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br