Para montar uma rede de computadores, devemos ter um projeto bem elaborado, antes de iniciar o trabalho físico, pois cada detalhe faz a diferença em desempenho com confiabilidade e por esse motivo que trabalhamos com cabeamento estruturado.
O primeiro ponto a ser verificado é a sala de equipamentos, onde concentram-se o servidor, switches, roteadores, modem e outros equipamentos centrais de uma rede.
Em redes de grande porte utilizamos um equipamento chamado Patch Panel, que serve para organizar e distribuir a rede e ainda permite a conexão de muito mais pontos de rede.
Quando trabalhamos com cabeamento estruturado não podemos permitir que a rede fique desorganizada com cabos espalhados. Normalmente trabalhamos com topologia em árvore (Parte 1 ), pois permite a utilização de vários concentradores, mas devemos tomar cuidado com o uso excessivo de concentradores, pois podemos prejudicar o desempenho da rede.
Utilizamos tomadas para cabo de rede, que ficam fixas na parede e permitem a utilização de cabos de qualquer tamanho. Essas tomadas fazem o acabamento da rede de uma forma profissional.
Para fazer a crimpagem deste tipo de conector, utilizamos uma ferramenta chamada Punch Down, que fixa o fio de cobre do cabo nas fendas do conector.
O conector já traz o esquema de crimpagem impresso nele mesmo, basta seguir a sequência e organizar os fios , conforme o padrão escolhido.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br