Com o passar do tempo, o computador sofreu muitas alterações. A00-205 Uma das grandes alterações é a circulação de ar, algo que por muitas pessoas não é notado ou visto como pouco importante. Mas um computador bem ventilado é sinônimo de um computador bem cuidado!
Desde os primórdios do computador moderno (os velhos gabinetes AT, a qual você talvez até tenha guardado), existem pequenos erros de cuidados simples mas triviais para a “saúde” de nosso micro. Ele possui um tempo de vida, e assim como nós, quanto mais bem cuidado, mais longa a vida.
Vou falar sobre refrigeração pois já presenciei casos de computadores que na hora de fazer manutenção, por falta de cuidados dos donos, apresentaram defeitos e trouxeram grandes problemas.
A potência dos computadores é cada vez mais exigida, tanto no ambiente de trabalho, como no computador para uso residencial. O processador costuma ser um componente com uma temperatura fora do normal, para isto, a utilização de componentes básicos como o dissipador de calor e pasta térmica ajudam muito, mas nem sempre é o suficiente. O CPU trabalha normalmente com a temperatura em torno de 68°C e ela pode ser alterada com o seu uso. Um computador mal resfriado pode travar sistemas e até fazer reinicializações automáticas.
Com as placas ATX foram criados os pinos auxiliares, para os 117-201 processadores e para as fans, que ajudam a retirar o seu calor. Cada vez mais os processadores aumentaram sua frequência, o calor. Agora temos novas técnicas e novas tecnologias, como o aumento de dois novos fios nos cabos auxiliares para o CPU, sem contar no Water Cooler, radiador que passa o líquido para ser resfriado e então faz a sua função no componente, tendo em si 24x maior eficiência sobre o Air Cooler (o modelo mais conhecido e utilizado).
O problema também não é só o aquecimento, pois simples fans podem fazer o nosso problema desaparecer num piscar de olhos… devemos também nos preocupar com um grande resfriamento. Você já tocou na parte traseira de seu micro e percebeu que o ar que sai da fonte de alimentação é um ar quente? Essa parte da refrigeração é muito importante. O ar quente em si, é mais leve, o que faz sair pela fonte, mas deve também entrar o ar e uma grande quantidade de ar frio pode causar um problema, o choque térmico. Como nossas peças estarão com umcalor elevado , uma grande elevação de ar gelado nos componentes trariam um choque térmico e teríamos que dizer adeus talvez até para a nossa placa-mãe.
Como ter um computador com uma boa passagem de ar?
Veja aqui um bom exemplo de um computador bem refrigerado:
Legenda:
1 – FAN da Fonte, exaustor.
2 – FAN do Gabinete, exaustor.
3 – Removi =D
4 – Removi =D
5 – Driver de CD/DVD
6 – Disquete
7 – HD
8 – FAN Frontal
9 – FAN da Fonte
10 – Duto de Ar
11 – FAN Lateral
Cor/Temperatura:
Azul: Abaixo de 25°c
Laranja Claro: 25~35°c
Laranja: 35~45°c
Vermelho: + de 45°c
Setas em Amarelo: Sentido da corrente de ar.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br