Soluções para quem não pode gastar muito e não tem rendimento com seu computador para os jogos de hoje.
Venho hoje com soluções para quem não pode gastar muito e não tem rendimento com seu computador para os jogos. Muito se fala em gastar quando precisamos melhorar o computador; mas a verdade é que não precisamos mais gastar muito e sim saber como gastar. O processo que vou ensinar precisa que a placa mãe tenha no mínimo 2 slots para placas de vídeo PCIExpress. Para saber, basta pegar o manual da placa mãe e ler suas especificações.
Caso o computador tenha uma placa de vídeo HD4850, por exemplo, esta é uma placa de 1gb de memória DDR3 de 256bts de taxa, e de resto tenho um AMD QuadCore 2,6GHz por núcleo de frequência e 4gb de memória 1133mhz de frequência e uma placa mãe com dois slots PCI Express 16X… O que fazer para melhorar o rendimento nos jogos sem precisar gastar muito?
Aumentar a memória vai resolver o problema? Um pouco, mas não o necessário!!!
Trocar o processador ajudará? Se for trocar o processador, dependendo do soquete dele será preciso trocar todo o conjunto. Caso esteja querendo colocar um processador mais moderno que o meu, devido ao soquete dele provavelmente ser diferente do mais antigo; encarece o gasto…
Poderia trocar a placa de vídeo? Colocar por exemplo uma melhor de 2gb? Poderia, afinal a GPU da placa de vídeo e a memória dela que realmente são responsáveis pela renderização das imagens e pela qualidade. Infelizmente uma placa de vídeo nova como uma HD6850, por exemplo, de 2gb de memória DDR5 vai estar em torno de R$1.500,00, custo que não queremos.
E que tal se ao invés disto eu colocar outra placa igual a minha e usar as duas placas? Certamente o preço ficaria muito mais em conta do que comprar uma placa de última geração. Esta tecnologia já temos em mãos e chama-se SLI para placas NVIDIA e CrossOver para placas AMD RADEON. Mas lembre-se, não irá melhorar a velocidade do computador e sim a qualidade das imagens, permitindo uma exibição de melhor qualidade e de jogos com imagens mais exigentes, ao mesmo tempo criando as imagens com mais velocidade. O gasto é em torno de R$ 400,00 para colocar outra placa igual a que tenho e com isso conseguiria jogar os jogos exigentes da mesma forma que se tivesse comparado uma placa atual.
HD 01
Esta tecnologia existe há um tempo, mas é pouco usada, talvez por falta de informação do público, mas é uma solução adequada para este tipo de problema, afinal as imagens dependem mesmo de uma placa de vídeo poderosa para poder criar as imagens dos jogos, que são exibidas com se fossem frames(Partes de um todo). Exemplo disso: quando estamos em um jogo de corrida de carros, às vezes acontece de dar uma travada na imagem e só depois de uns segundos ela continua. Isso acontece porque a placa de vídeo está criando a continuação da imagem que você estava, e aí é quando vemos que o computador está com dificuldades. Na maioria das vezes a causadora disto tudo é a placa de vídeo que não é adequada, ou seja, está muito ultrapassada ou os recursos dela são poucos para a questão.
Colocamos as duas placas nos respectivos slots e ligamos com um cabo (mostrado acima), uma na outra, podendo colocar até 4 placas de vídeo neste modo. Tudo depende da quantidade de slots disponíveis!
Curiosidade: GPU seria um processador capaz de gerar imagens e efeitos visuais tridimensionais e acelerar os bidimensionais, aliviando o trabalho do processador principal e gerando um resultado final melhor e mais rápido. Esse processador utiliza uma linguagem própria para descrição das imagens tridimensionais, algo como “crie uma linha do ponto x1, y1, z1 ao ponto x2, y2, z2 e coloque o observador em x3, y3, z3” é interpretado e executado, gerando o resultado final, que é a imagem da linha vista pelo observador virtual. O resultado final normalmente é medido considerando-se o número de vezes por segundo que o computador consegue redesenhar uma cena, cuja unidade é o FPS (quadros por segundo, frames per second). Comparando-se o mesmo computador com e sem processador de vídeo dedicado, os resultados (em FPS) chegam a ser dezenas de vezes maiores quando se tem o dispositivo.
Obs: No dia 28/04/2011, Tom Petersen da NVIDIA divulgou em seu blog que a SLI irá disponibilizar sua tecnologia SLI Scalable Link Interface (SLI) para a AMD ampliando assim a capacidade de placas mães com chipset AMD para suportar não somente CrossFire mas também a SLI, desobrigando o usuário a comprar placa de vídeo somente da AMD e sim tendo a possibilidade de utilizar de sua placa NVIDIA também.
Venha para a Microcamp você também, temos ótimos cursos para lhe oferecer!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br