Você sabe o que é um Firmware? E um Malware?
Sempre as pessoas confundem alguns termos utilizados no mundo da informática. Isso pode até nos fazer interpretar certas coisas de modo errado.
Nesse post eu vou reunir uma coletânea de definições das palavras terminadas em “ware”, que estão presentes nas mais diversas áreas da informática.
Para entender melhor, antes da lista, atenção: a palavra do inglês, Ware, significa “Louça” , ou “ARTIGO” em geral, assim como usamos “Item” ou “Coisa”. Essa palavra com outras deu originou muitos dos termos que conhecemos hoje, como a junção Hard=Rígido com Ware= Artigo que gera um Artigo Rígido. Confira mais na lista a seguir:
Hardware – ( Hard= Rígido, Ware=Artigo) – Toda parte física (que posso tocar) de algum item, seja computador ou até mesmo um instrumento musical. Pode ser entendido como equipamento ou peças. No caso do computador os exemplos são: mouse, teclado, placa de som, placa-mãe, memória RAM, entre tantos outros.
Software – (Soft= Suave) – Parte Lógica do computador ou conjunto de instruções a serem interpretadas. A palavra software é um trocadilho com a palavra hardware, um é rígido (hard) e o outro é Suave (Soft). Hoje usamos o termo software para indicar qualquer programa de computador. Ex: Windows, Linux, Android, Ms WORD, Power Point, Photoshop.
Obs: A maioria das palavras terminadas em Ware são derivadas da palavra software e costumam indicar um tipo de software.
Freeware – (Free=livre) Software gratuito, não necessita de pagamento ou doação para ser utilizado. Não confunda freeware com software livre: o Freeware é grátis, mas não tem o seu Código-fonte disponível como o Software Livre. Exemplos : Skype, Adobe Reader.
Shareware – (share=quota, compartilhar) Software com algumas limitações de uso. Muito parecido com os DEMOware ou programas demonstrativos, porém a diferença é que os sharewares (em sua maioria ) vem com um temporizador, limitando o tempo de uso. Os shareware de vídeo e fotos também podem inserir algum tipo de logomarca nos arquivos gerados pelo programa. Ex: WinAVI Video Converter 7.1, UltraISO 7,6, Wondershare YouTube Downloader.
Firmware – (Firm= Empresa, Firme) Software que vem gravado diretamente no Hardware de algum aparelho. Geralmente é um software pequeno gravado em um chip ou memória flash. Existem vários “aparelhinhos” que usamos com um firmware instalado: controle-remoto, calculadora, Tvs, ou mesmo HDDs (Disco Rígido), Console de Game, Celular, Roteadores, modens e outros.
Demoware – Software demonstrativo, geralmente utilizado em software de jogos. Possuem muitas limitações ou apenas uma parte do jogo, na tentativa de estimular a aquisição do programa completo. Ex : Fifa DEMO, PES DEMO.
Trialware – (trial=Julgamento, Experimental), mais chamado como trial. É conhecido como programa de teste e é bem parecido com o shareware. Diferença: muitas vezes limita a utilização pelo número de vezes que o programa é executado ou mesmo pela quantidade de dias que é executado.
Adware – (Advertising=publicidade) Software de publicidade ou propaganda (Advertising). O Adware serve para exibir propagandas na tela do usuário ou embutir essas propagandas em algum outro software… pode acontecer também de direcionar para algum site da internet.
As toobar (barrinhas da internet) estão nesse meio. É comum que os adwares venham com os freewares, como forma de patrocinar e gerar lucro para o programa livre… durante a instalação a opção de instalar o adware juntamente com o freeware fica camuflada e a maioria dos usuários instalam sem saber.
Spyware – (Spy=Espião) O programa espião ou software espião. O objetivo é coletar informações do seu computador e enviar ao dono do “Software Espião” . Com as informações coletadas podem estar: e-mail, senha, número de cartão de crédito.
Malware – Malicious Software ou software malicioso. Programa que visa prejudicar o usuário de alguma forma, seja modificando configurações, apagando arquivos e dados ou deixando o computador super lento.
Donationware – (Donation= Doação) – Programas que são instalados normalmente, mas que pedem uma pequena ou generosa contribuição para que os idealizadores continuem trabalhando em seus projetos. A doação geralmente é espontânea e facultativa (doa se quiser) . Ex: Adblock
Payware – (Pay=pagar ou pagamento) – Software que necessita da aquisição de licença para utilizá-lo, ou seja, pagamento para usar. Alguns desses programas, como é o caso do antivírus, pagamos uma licença válida apenas para um período, necessitando pagar novamente para continuar utilizando. Os demais, após adquirir o software , você pode utilizar da forma e pelo tempo que quiser. Aqui praticamente entra todos os softwares comerciais como Windows, Ms-Office, Nero, Adobe Photoshop, Norton Antivírus, Kaspersky antivírus, entre tantos outros.
Além de todos os wares apresentados, existem muitos que são referentes a software ou de diversas outras coisas, como é o caso do Tupperware , uma marca de utensílios. Alguns softwares também utilizam o ware no fim do seu nome, como o Linux Slackware, que não é uma categoria de software, mas um software específico.
Quem tiver uma sugestão ou dúvida pode postar nos comentários abaixo.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br