Muitas vezes nos deparamos com lerdezas em determinadas operações em nosso computador. A causa principal pode ser a falta de memória RAM (Random Access Memory), memória de acesso aleatório; com função escrita e lida aleatoriamente, onde quanto mais eu tiver tarefas mais elas poderão ser realizada simultaneamente.
Quando a quantidade de memória RAM é pouca, o sistema procura por soluções virtuais, como armazenar dados nas pastas de arquivos temporários do HD (Disco Rígido), comprometendo assim a performance do computador. O HD é uma peça mecânica e lenta, que aumenta o tempo de acesso aos dados, causando uma lerdeza sem igual ao computador.
Neste caso, qual é a melhor solução? Aumentar a memória RAM.
Basta seguir estes passos:
1. Observe se há espaço para mais memórias na placa mãe e quais os tipos que ela suporta (veja o manual da placa mãe).
2. Saber qual o tipo de memória é preciso comprar: observe se as frequências de operações são iguais. Para isso, existem programas que dão esse tipo de informação como, por exemplo, o freeware CPU-Z www.cpuid.com/cpuz.php.
3. Ter cuidado na hora de colocar as memórias ou trocá-las por outras (caso não tenha mais slots, pode comprar memórias mais potentes e trocar), para não danificar as memórias e nem o slot na hora da troca.
Fora os procedimentos de troca, aí vão três dicas para melhorar ainda mais o rendimento das memórias no PC.
1 Aos pares
A memória dual channel (DDR e DDR2) deve ser instalada em pares combinados – se seu PC for razoavelmente novo e só tiver um pente de memória instalado, está faltando alguma coisa. Tente encontrar novamente o pente exato para criar um par. Ao atualizar, remova os dois ou nenhum dos pentes existentes, nunca um só.
2 Velocidade
Escolha a memória que não se resuma apenas à quantidade de RAM: também é preciso selecionar a velocidade certa para seu sistema. Os pentes de memória recebem um número que começa com as letras PC, seguidas por quatro ou cinco dígitos que representam a velocidade máxima de operação.
3 Marca
A memória recai em duas categorias – a memória de marca, como a feita pela Corsair e pela Crucial, e a memória genérica, de produção barata entregue às mãos de fabricantes sem rosto. Como resultado, o padrão dos componentes e a confiabilidade da memória genérica podem ser muito menores e chegar mesmo a danificar seu sistema.
Espero ter ajudado a todos que têm dificuldade em entender alguns processos de manutenção.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br
Pingback: Memória RAM ajuda no desempenho do seu computador | Techlider - O seu diário da tecnologia()
Pingback: Aumente o desempenho do Photoshop | Blog de Web Design | Microcamp Tecnologia()