A ideia de criar um computador portátil já era há tempos, sonho de muitos engenheiros e técnicos. Com o passar dos anos, ela ganhou força e nasceu o primeiro computador portátil, o laptop. O nome vem do inglês e quer dizer lap (colo) top (em cima). E era bem isso mesmo que se esperava de um computador portátil; que ele pudesse ser manuseado em cima do colo. O primeiro “laptop” criado foi o Osbourne1.
O nome “laptop” não emplacou muito no gosto do público e à medida que surgiam modelos mais finos e leves, ele passou a ser chamado de “notebook” que significa (caderno) devido à forma que os novos equipamentos assumiram. Sendo assim, a diferença entre um “notebook” e um “laptop” basicamente não existe, são apenas nomes comercias que foram alterados como estratégia de marketing. Os notebooks têm tudo que um computador desktop pode ter, como gravadores de DVDs, placas de vídeo, HD mecânico, ou seja, é um computador perfeito para uma estação de trabalho e multimídia portátil.
No ano de 2007, veio à tona um novo modelo de computador chamado “netbook”. Nome derivado da junção de net (rede) book (livro). A ideia básica por trás de um “netbook” é sua leveza, tamanho reduzido em comparação ao notebook e sua tecnologia diferente como o seu HD , que não é baseado em discos metálicos e sim em memórias SSD flash. O “netbook” também é mais resistente a quedas e não possui leitor de DVDs e CDs. Como o nome sugere, ele é ideal para acessar a internet e fazer trabalhos simples como ler e-mails, escrever textos e ver imagens. A autonomia de sua bateria também é maior do que a do “notebook”.
O “Palmtop” que também recebe o nome de PDA, do inglês Personal Digital Assistents (Assistentes Pessoais Digitais), é um aparelho portátil que usa memória flash e cabe na palma da mão. Daí a origem do primeiro nome. Quase nunca possui teclado e o usuário digita em sua tela sensível com apenas o toque dos dedos.
Seja qual for o equipamento, vale lembrar que cada um tem grande utilidade dependendo muito da atividade do profissional que irá manusear o computador.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br