Montar um servidor DHCP Linux é mais simples do que muitos imaginam. Longe, bem longe de ser um bicho de 7 cabeças.
O servidor DHCP é o responsável por distribuir IPs automaticamente para a rede sem que exista a necessidade de colocar manualmente em cada estação de trabalho as informações de IP, máscara de rede, gateway padrão e DNS. Além de poupar trabalho e tempo, o servidor DHCP traz a segurança de que não existirão conflitos de IP na rede, a não ser que alguém coloque um IP manualmente e este estiver na faixa que o servidor distribui. Por esse motivo, todos os servidores DHCP têm uma opção para excluir alguns IPs da distribuição automática, para que estes sejam usados sem problemas em servidores ou em máquinas que precisam ficar com o IP fixo por algum motivo.
Um servidor DHCP requer apenas um hardware simples, podendo ser instalado juntamente com um servidor Samba ou Squid, ou ambos.
A instalação e configuração do servidor DHCP no Linux é simples, usamos um script básico para configuração como veremos a seguir.
OBS: Os comandos que começam com # devem ser usados como root ou supersusuário(sudo). O simbolo # assim como o $ não fazem parte do comando.
Para instalar o servidor DHCP no Ubuntu usaremos o seguinte comando:
#apt-get install dhcp3-server
Os comandos mais usados para manipulação do DHCP serão os seguintes:
Reinicia o serviço:
#/etc/init.d/dhcp-server restart
Inicia o serviço:
# /etc/init.d/dhcp-server start
Para o serviço:
# etc/init.d/dhcp-server stop
O arquivo de configuração do DHCP fica localizado na pasta /etc/dhcp3/ e o nome do arquivo é dhcpd.conf. Assim como o Squid, o arquivo pode ser alterado com um editor de texto de linha de comando ou um editor gráfico.
Abaixo um exemplo de um arquivo de configuração de um servidor DHCP:
Depois de colocar as informações no arquivo de configuração e salvá-la precisaremos reiniciar o serviço do DHCP e ele já estará funcionando e distribuindo IPs automaticamente.
Lembrando que sempre que um computador com duas placas de rede for configurado como servidor DHCP é necessário especificar qual usa a rede interna e qual usa a rede externa, para isso, alteramos o arquivo /etc/default/dhcp3-server na linha INTERFACES=”” e colocamos o nome da placa interna, por exemplo: INTERFACES= “eth0”.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br