Coldplug e Hotplug
Dispositivos, fixos ou removíveis, podem ser categorizados como coldplug ou hotplug. Várias parte do SO e do computador são responsáveis por reconhecer um novo dispositivo, carregar o módulo ou driver. O SO trata de maneira idêntica dispositivos fixos e removíveis.
Qual é a real diferença entre coldplug e hotplug?
No hotplug você conecta o dispositivo com o computador “quente”, ou seja, ligado, ele identifica e você pode usar imediatamente, como dispositivos USB, por exemplo.
No Coldplug a máquina precisa ser desligada pra colocar um equipamento novo, como por exemplo HD’s SATA ou PATA, placas PCI. Na maioria dos computadores, memórias, processadores são coldplug, com exceção de alguns servidores que suportam a troca de um desses componentes por vez em hotplug.
No Hotplug, assim que o dispositivo é conectado ou desconectado, o hotplug dispara um evento, junto com o Udev, que é um sistema para atualizar os dispositivos no diretório /dev. O script hotplug, que pode ser encontrado no init.d ou no rc.d, é responsável por configurar alguns dispositivos coldplug quando o computador é ligado e o sistema é iniciado.
Dispositivos de Armazenamento
Todos os dispositivos de armazenamento, seja IDE, SATA, SCSI, SDD, são reconhecidos e identificados, um arquivo é criado no /dev para apontar esse dispositivo e o nome depende do tipo de dispositivo. Em alguns sistemas é configurado para que o kernel reconheça HDs IDEs como se fossem SATA ou HDs SATA como se fossem SCSI.
No caso de HDs IDEs, a hierarquia Master/Slave continua sendo respeitada.
Nomes dos dispositivos:
IDE – Um HD IDE recebe o prefixo hd e uma letra, que representa quem é master e quem é Slave. Por exemplo: Um HD IDE conectado no primeiro canal master receberá o nome de hda; no segundo canal Master, hdc; se estiver no primeiro canal slave, hdb, e assim segue. As partições são indicadas de acordo com um número, 1,2,3. Por exemplo: /dev/hda3 é a terceira partição de um HD IDE ligado a um canal Master. /dev/hdb1 é a primeira partição de um HD IDE ligado a um canal slave.
SATA – A identificação do SATA é sequencial, já que não possui master/slave, Um HD SATA ligado na porta SATA 1 será sda, seguindo a mesma lógica das partições: /dev/sda1, /dev/sdb3…
SCSI – o SCSI segue o mesmo padrão do SATA: /dev/sda1, /dev/sdb3…
SDD – pendrives e cartões de memória. Geralmente começam ser identificados como sdc, sdd, sde, já que os computadores atuais possuem 1 ou 2 HDs SATA ou SCSI.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br