Algumas vezes eu ouvi pessoas que diziam ser “amantes” de Linux : “Linux é Linux, independente da distribuição, é tudo a mesma coisa”. A minha dica para quem quer iniciar a se aventurar a usar o Linux é o Mint, sistema baseado no Ubuntu (creio que muitos já devem ter ouvido falar dele).
O Mint vale tanto para quem está iniciando quanto para quem já é usuário experiente de Linux, pela sua portabilidade incrível e também devido a sua interface ser semelhante ao Ubuntu, torna-se muito amigável.
Seu principal ambiente de trabalho é o Gnome, mas também pode ser adaptado ao KDE, entre outros ambientes existentes do Linux, mas sua prioridade fica a cargo do Gnome. E com ele já vem muitos pacotes para seguirem com o seu lema: “A liberdade vem com elegância”. O seu sistema de boot pode ser ainda o nosso velho e conhecido grub, mas com uma interface bastante versátil e amigável.
Uma das maiores “elegâncias” existentes no Linux Minit é o Compiz. Para quem não conhece, já que o Compiz não é um privilégio unicamente de Mint, é uma “evolução” do antigo e muito bom Beryl, que trazem belíssimos efeitos 3D, com plugins de efeitos extras e outros experimentais ainda, tudo feito em OpenGL, com uma grande qualidade gráfica e uma ótima performace.
Para quem quer algo novo, inovador e ao mesmo tempo fácil de compreender , eu aconselho o Mint… ainda mais pela sua central de programas, onde podemos baixar e instalar novos programas facilmente, apenas conectados na grande rede, teremos acesso fácil para obter programas e informações sobre eles.
A sua tradução é feita por amantes do sistema Linux, que assim como eu, espero que com este post, possa “agregar” ainda mais esta grande família, que está nascendo a partir de pessoas com ideias voltadas para um grande futuro para os computadores, assim como “ex-ubunteiros que migraram para o Mint”, entre outros.
Não vou colocar aqui tudo o que o Mint tem de bom, até o porque deixo a cargo de vocês experimentarem… enjoy this e deixem a opinião de vocês nos comentários!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br