Nessa terça-feira (08 de abril de 2014) foi marcado o encerramento das atividades da empresa Microsoft em relação ao Sistema Operacional Windows XP e o pacote de programas de escritório Office 2003.
Muitos sites de notícias estavam falando sobre o FIM desses programas, ENCERRAMENTO ou dizendo que eles seriam APOSENTADOS.
Todos esses programas ainda podem ser utilizados por muito tempo, porém não serão mais comercializados pela empresa e não recebem mais suporte da Microsoft.
O que tudo isso significa:
O sistema XP, bem popular, ainda está até hoje em um grande número de máquinas no mundo todo… desagradável para a “empresa do tio Bill”, que já vende 3 versões mais avançadas do sistema Windows (Win Vista, Win 7, Win 8) como opções.
Então para incentivar a compra dos novos produtos, a Microsoft precisa fazer com que as pessoas deixem de usar o tão querido XP.
Já que o primeiro passo foi concluído (de não comercializar o produto), a empresa pode evitar que mais e mais cópias do sistema sejam adquiridas e concorra com a venda dos novos … mas isso não é o suficiente para incentivar a migração para os novos sistemas e é exatamente por essa razão que a Microsoft decidiu marcar essa data para o encerramento das atividades da empresa em relação ao Windows XP e Office 2003, focando somente nas novidades.
Com o fim do suporte da Microsoft, qualquer erro, bug ou defeito encontrados no sistema operacional XP ou na suíte Office 2003, não serão mais corrigidos pela empresa. Os usuários vão resolver os problemas sozinhos, causando transtornos e eles podem acabar considerando uma opção melhor usar outro Windows.
A vulnerabilidade seria o item máximo de todo esse esquema. Com o abandono do sistema , os antivírus aos poucos vão deixar de oferecer proteção, o que fica muito perigoso.
Existe um terceiro efeito sendo causado pela ausência de atualizações por parte da Microsoft: o desinteresse e abandono das parceiras de software, fazendo com que aos poucos menos softwares sejam compatíveis com o Windows XP. Em um certo momento quase NENHUM software novo poderá ser instalado no sistema. Quem optar em continuar usando o XP , fica restrito a apenas softwares antigos e ultrapassados e sujeitos a restrições de uso do computador. Hoje muitos programas já não são mais compatíveis com o sistema XP!
Várias empresas e principalmente os bancos usavam o sistema Xp e mesmo nos caixas eletrônicos que estão espalhados pelo nosso país , a maioria utiliza o sistema Xp. Com a nova medida. as instituições e empresas serão obrigadas a aletrar o sistema operacional.
E se a sua máquina só utiliza o Windows XP por não suportar os novos Windows, o que fazer?
A melhor alternativa ao Windows Xp com certeza seria uma versão leve do Linux , que ainda esteja com suporte ativo. É o caso do ubuntu e de tantos outros que rodam com pouca memória, que oferece suporte e é mais seguro do que as versões do Windows. Fica a dica!
Quem digitar no Google “Windows XP” nota que o primeiro anúncio patrocinado pela Microsoft é “Troque já seu Windows XP – Tudo o que você espera e mais” . Observe que estão muito empenhados na troca dos Windows XP’s.
Espero que esse post tenha ajudado a compreender melhor !
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br