Uma das grandes dificuldades das distribuições Linux em conquistar mais usuários é a adaptação ao novo sistema. E adaptações envolvem: facilidade de uso, interface amigável, programas e aplicativos disponíveis, etc.
Ao longo dos anos as distribuições Linux vieram se aperfeiçoando e evoluindo muito. Hoje estão muito mais fáceis de utilizar em alguns quesitos, comparando com o próprio Windows – o Sistema Operacional mais utilizado em desktops do mundo.
Exemplo disso: hoje eu quero utilizar o blog para falar um pouquinho da distribuição MINT LINUX, que está na versão 16, por codinome Petra. Ela vem com uma proposta muito interessante de facilidade de uso.
Linux Mint é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, mas que inclui vários drivers e codecs proprietários como padrão. Em outras distribuições era necessário instalar manualmente , após a instalação do sistema.
Para você entender é bem simples: ao instalar um Sistema Operacional, sempre instalamos alguns drivers adicionais e codecs para funcionarem os dispositivos de hardware e rodarem arquivos como mp3 e outros.
De todas as distribuições Linux essa é a mais amigável em relação ao usuário de Windows… sua interface tem algumas semelhanças com o sistema do “tio Bill”, facilitando muito para usuários que estão migrando do Windows para Linux.
Para essa aparência o sistema Linux Mint está utilizando duas interfaces como opção: CINNAMON e MATE, bonitas e fáceis de uso. Contam com um menu do lado esquerdo, muito parecido com o menu iniciar do Windows ( até de certa forma mais fácil ), uma barra inferior funcionando como barra de tarefas e ferramentas do lado direito.
Um dos grandes atrativos dessa distribuição é a presença de uma “Lojinha”, parecida com a central de Aplicativos do Ubuntu e com a Google Play do sistema Android (que também é Linux).
Nessa Central de Aplicativos você navega por pesquisa ou por categoria e pode baixar e instalar programas com apenas um clique, em instalar! Ao clicar instalar, o sistema baixa e instala tudo automaticamente.
Essa é uma facilidade que eu considero muito importante para usuários com menos habilidades e conhecimentos e muitas vezes falta no Windows.
O sistema utiliza programas interessantes, como é o gerenciador de arquivos Pluma, super funcional e limpo e vem com o player VLC instalado por padrão. Isso além dos já citados codecs, como é o caso do Flash Player…
Essa é uma excelente opção de distribuição LINUX, principalmente para quem está começando com o sistema do Pinguim. Incentivo que você baixe e teste esse sistema, que mudará muito o seu conceito a respeito de Linux, por ser fácil e prático.
Os links para download das versões em Português, você pode encontrar a partir desse link:
http://www.linuxmint.com.br/download
Lembre de escolher a versão no idioma português! Caso já tenha usado também ou os curiosos que ficaram com vontade de testar com esse post, podem por favor mandar a opinião ou experiência com o Linux Mint aqui nos comentários.
Para dúvidas e sugestões, não deixe de usar também o campo dos comentários.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br