Na última postagem, aprendemos como baixar e instalar a versão de teste do Windows 10, mas se você ainda não testou e quer saber o que tem de novo no sistema da Microsoft, nós vamos destacar algumas novidades para você.
-
O retorno no menu iniciar
O item de maior reprovação no Windows 8 com certeza foi a saída do tradicional Menu iniciar dando lugar à interface Metro. Agora no Windows 10 o menu iniciar retorna abrindo na área de trabalho, mas acompanhado dos ícones presentes no Windows 8/8.1.
Você também pode configurar manualmente para utilizar a interface metro no lugar do menu iniciar tradicional.
2. Busca Integrada
Ao realizar uma busca no menu Iniciar no Windows 10, ela é realizada tanto no próprio PC como na internet simultaneamente.
3. Plataforma Unificada
O Windows agora conta com uma única plataforma que interage com diferentes dispositivos, ou seja, o sistema é praticamente o mesmo em smartphones, tablets, PCcs, Notebooks e outros. Essa unificação facilita a migração de aplicativos entre os diferentes dispositivos.
-
Aplicativos de volta à área de trabalho
Os aplicativos que antes abriam em tela inteira através da interface metro, agora podem ser abertos na área de trabalho com direito a botão de fechar e tudo.
-
Divisão de Tela (Flexibilidade)
O recurso de utilizar vários aplicativos na mesma tela agora conta com um pouco mais de flexibilidade, podendo dividir a tela entre mais aplicativos e não apenas “um do lado do outro” abrindo a possibilidade de dividir a tela verticalmente entre dois aplicativos (“um em cima do outro”) .
6. Múltiplas Áreas de Trabalho
Um recurso muito conhecido dos usuários LINUX, agora presente no sistema da Microsoft, o que para a maioria dos usuários será uma grande novidade. A possibilidade de criar várias áreas de trabalho com aplicativos diferenciados é muito interessante para quem faz uso de multitarefas.
- Alternando entre janelas e desktops
A forma como usamos Alt+tab e outros atalhos para alternar entre janelas, mudou de visual e agora surge na barra de tarefas um novo botão com a função principal de alternar entre as áreas de trabalhos existentes.
- Baixo consumo de memória
Após alguns testes com a versão de teste, foi possível notar que ele utiliza algo em torno de 600 a 750 MB de memória o que faz com que qualquer computador com 2GB de memória ou mais, rode tranquilamente o sistema.
9. Sem bordas
Alguns aplicativos já estão nesse novo design, onde não vemos mais um destaque nas laterais da janela como uma divisão, os retângulos que formam as janelas se tornaram mais uniformes.
Até agora a experiência que estamos tendo com a versão de teste está ausente de travamentos e falhas e apresenta uma velocidade considerável.
Vale lembrar que ainda estamos testando a versão de teste até essa postagem e somente em 2015 estaremos com a versão oficial disponível, ou seja, até lá MUITA COISA PODE MUDAR, enquanto isso aproveitamos o que temos em mãos.
Caso você saiba algo mais que não foi colocado nessa matéria a respeito do Windows 10, compartilhe conosco, escreva no campo de comentários abaixo.
Não se esqueça de compartilhar essa matéria nas redes sociais, para que a galera fique antenada nas novidades do Windows 10.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br