16O que é 4k?
Imagens de altíssima qualidade, cores tão reais quanto a realidade. Isso já é uma realidade no cinema há algum tempo, com a tecnologia 4K. Você conhece a ultra high definition?
O Termo 4K ou Ultra High Definition se refere a resoluções acima de 4000 pixels por 2000 pixels. Provavelmente essa é uma resolução que supera o limite que o olho do homem consegue distinguir, por isso seria o limite para um televisor doméstico.
Porque 4k e não UHD? A letra k representa “kilo” que é a representação e x1000 então 4k é a mesma coisa que 4 mil ou 4000, assim como 8k seria a representação de 8000(8 mil) e assim por diante. Usa-se 4K e não UHD simplesmente pela facilidade e por ser o termo que “pegou”.
Histórico do 4k
A resolução ultra HD não é tão jovem assim, já existia desde o fim da década de 80. Em 2003 a Sony patenteou a resolução e passou a ser oficialmente a criadora dela. A resolução 4K UHD tem o dobro da resolução horizontal e vertical do formato 1080p HDTV, com quatro vezes mais pixels em geral.
Onde é usada atualmente?
Nos cinemas a resolução 4096×2160 já é estabelecida como padrão. A produção do conteúdo 4K profissional é feita a partir da película cinematográfica capturada por digitalizadores 8K (7680×4320 pixels) ou câmeras de sensores 8K (7680×4320 pixels) ou 4K CGI (4096px X 2160px).
Na imagem abaixo é possível verificar a resolução de tela, em pixels, das tecnologias disponíveis no mercado.
É importante notar que quanto maior a resolução de uma tela, maior é o tamanho que ela pode atingir sem distorção da imagem, deixando a qualidade muito melhor.
Conteúdo produzido a partir de câmeras digitais 2K usando lentes “4K” não possuem resolução 4K, mas sim 2K.
Obviamente a resolução 4K é superior a tecnologia HD(1080p).
Essa tecnologia ainda levará algum tempo para se popularizar, principalmente por causa do alto custo de fabricação de televisores com essa resolução.
Essa tecnologia tem um foco bastante especifico, basicamente telas de cinema, o que diminuirá a visualização com aspecto granulado, ressaltará os detalhes, melhora as cores e coloca os filmes 3D em uma posição de conforto, para uso inclusive sem óculos.
Disponibilidade de mídias
Imagens 4K ocupam um grande espaço de armazenamento, por isso apenas Blu-ray conseguem armazenar esse tipo de imagem atualmente.
Isso faz com que a quantidade de filmes e games disponíveis nessa resolução(cara de produzir) seja muito pequena – com tendencia a aumentar com o tempo e a popularização da tecnologia – sem contar que o blu-ray ainda é caro, tanto a mídia, quanto os leitores, isso somado ao fato que o olho humano praticamente não diferencia a resolução 2k da 4k, faz com que a penetração no mercado seja ainda menor.
Transição para o 4K
Achar que a transição para o 4K será parecida com a transição de uma TV comum para o HD é um engano. Afinal, quando as resoluções HD(e Full HD) surgiram, era bem simples entender a diferença. Bastava olhar uma imagem e depois a outra. A mudança chegava a ser necessária, além de perceptível e bem-vinda.
Mas, de verdade, em uma televisão atual, em casa, será que existe mesmo diferença nas imagens? Sem contar que… O que assistiremos em casa nessa televisão? Dificilmente um filme está para venda nessa resolução ou o sinal da TV a cabo. Por enquanto nos contentaremos com o upscaling que não é tão legal assim. A Grande vantagem do 4K é que ela permite telas maiores sem distorção da imagem.
Você vai lá e compra uma TV de 50″ com tecnologia 4K, olha aquela resolução da loja, bem de pertinho e vê detalhes e cores tão vivas que te encantam… naquele vídeo demonstrativo.
Leva a TV pra casa e instala na sua sala – que parece até diminuir, diante da imponência do novo aparelho – senta no sofá a vai assistir algum filme, mas não tem nada em 4K em casa! Então, só pra testar, você passa um daqueles vídeos demonstrativos e de longe não dá pra ver tanta diferença e nem tem toda aquela empolgação da loja, já que o que você queria era mesmo assistir um filme. Ai surge a solução: upscaling…
Mas o que é upscaling?
Upscaling é o que chamamos de “medida paliativa” que simula uma resolução maior que a real. Por exemplo, um vídeo em 1080p não poderia utilizar todos os pixels da sua TV em 4K, com essa tecnologia, todos os pixels serão usados.
Existem duas formas para o upscaling funcionar, uma é a interpolação, onde um algoritmo “cria” pixels espelhando os existentes. A outra é a suavização de problemas da interpolação, para que a imagem não fique borrada.
O Upscaling é usado desde a época do DVD, para simular resoluções mais altas.
Atenção: O upscaling não deixa a imagem tão boa quanto se ela fosse originalmente em 4K.
Existe uma certa expectativa com relação ao 8K também(o fututo?), que seria uma resolução com o dobro da quantidade de pixels da 4K.
E ai, o que acham dessa tecnologia? Já se imaginaram jogando um game em 4K?
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br