Impressoras 3D ou Fused Deposition Modeling (FDM) (modelagem por fusão e depósito) é uma inovação no mercado tecnológico que evolui cada vez mais, gerando inovações como por exemplo, na área da saúde, podemos criar uma réplica exata dos órgãos de pacientes (ainda não podemos usar um órgão impresso para substituir um de verdade) porém o médico pode ensaiar um procedimento cirúrgico. Isso diminui o tempo da cirurgia, os riscos de complicações e de possíveis surpresas, esses órgãos são chamados de biomodelos.
As impressoras de plástico funcionam através de um cartucho de plástico de ABS um plástico ultra resistente (algumas também tem a possibilidade de se usar um outro cartucho de suporte) o material é puxado pela impressora e aquecido até ficar parecido como uma pasta para assim ser moldado em camadas muito próximo à espessura de um decimo de um fio de cabelo, quase impossível de se ver a olho nu, as camadas aderem umas às outras sem necessidade de cola.
Ate mesmo carros podemos fazer! Depois de finalizar todo o projeto em 3D do veículo, preparando os arquivos necessários para impressão dos componentes. No caso do Strati (Com o título de primeiro carro elétrico impresso em 3D, carrega consigo o início de uma nova era de fabricação), foi utilizado um material termoplástico de fibra de carbono reforçado e a impressora atuou criando camadas durante o processo de produção da carroceria respeitando o design do projeto. As peças como motor, assentos, rodas e janelas foram produzidos da forma tradicional.
Empresas como a Activision (responsável pelo enorme sucesso que é a franquia Guitar Hero) estão aderindo a essa tecnologia, programando para o próximo lançamento que os jogadores possam criar seus personagens pelo videogame para depois encomendar versões deles em bonecos de plástico, com direito às mesmas roupas, acessórios.
Como podemos notar essa tecnologia de impressão só tem a crescer, principalmente pois podemos gerar um vida mais longa para as pessoas. Quem sabe um dia imprimir órgãos funcionais, ou um futuro mais sustentável com carros elétricos que serão impressos totalmente, e não apenas sua carcaça.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br